Início Studios: por que são uma tendência no Brasil e no mundo?

Uma das maiores tendências nas grandes cidades ao redor do mundo são os studios.

O que são studios?

São ambientes integrados de até 45m², em boa localização, para atender às demandas de famílias com até duas pessoas ou pessoas que moram sozinhas, e que buscam por empreendimentos que ofereçam mais qualidade de vida, conveniência e mobilidade.

Os studios se tornaram uma tendência no Brasil e no Mundo.

De acordo com os estudos do departamento de Ciência Urbana da Porte, o número de núcleos familiares com uma pessoa só tem aumentado.

Dos 2 bilhões de residenciais no mundo, 15% deles têm apenas um só morador ou moradora. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse núcleo compõe 30%, enquanto que no Brasil, 16%.

Os studios já são tendência em locais como: Nova York, Londres, Hong Kong, Tóquio, Paris e São Paulo.

O ponto alto desse tipo de empreendimento é a oferta por boa localização e preços acessíveis em regiões valorizadas da cidade, fatores que também são decisivos para os millennials ao buscar por um apartamento.

Em 2005 no Brasil, 6 milhões de pessoas moravam sozinhas e 15 anos depois, esse número dobrou. E das 12 milhões de pessoas que moram sozinhas, 45% desse total são idosos.

Leia também – Economia prateada: O que é e como o mercado imobiliário deve se preparar


Os studios em São Paulo

Quando olhamos para São Paulo, é possível identificar que 1 a cada 5 domicílios possui apenas uma pessoa morando. Das 55 mil unidades residenciais lançadas em São Paulo em 2019, 1 a cada 6 tem um dormitório e 2 a cada 3 têm menos de 45m².

Quando olhamos para a região do Eixo Platina, nos últimos 30 anos foram lançadas 80 mil unidades residenciais verticais. 1 a cada 15 desse total eram unidades de até um dormitório. Ou seja, são mais de 58 mil domicílios imediatos necessários.

Veja também:
Porte identifica demanda por apartamentos compactos na Região Leste e lança o Lumen Studios by Porte no Anália Franco.

Ver Galeria