Quem acompanha o trabalho da Porte e o desenvolvimento da região do Tatuapé, com certeza já ouviu falar sobre o Eixo Platina, um projeto que irá destinar 360.000 m² ao desenvolvimento humano através de oportunidades de trabalho qualificado, cultura, lazer, saúde e educação destinados a região Leste.
Em São Paulo, existem outros eixos urbanos muito conhecidos, como por exemplo as avenidas Paulista, Faria Lima e Berrini.
Mas o que são os eixos urbanos?
Um eixo basicamente é uma reta ou segmento retilíneo, fictício ou real, que se estende de um ponto geográfico a outro. No urbanismo, o eixo é principalmente uma herança do período barroco europeu para construção de identidade e símbolo de organização e progresso. A França, por exemplo, foi o país que mais se apropriou desse modelo através do urbanista Georges-Eugène Haussmann, responsável por construir a Paris que conhecemos hoje. A Champs-Élysées, uma prestigiada avenida em Paris, é um dos eixos urbanos mais antigos e famosos do mundo marcando um total de 1.8km de extensão.
O Eixo Platina, com 3.5km será um dos maiores eixos de São Paulo e do Brasil, que é o equivalente a 12 Torres Eiffel empilhadas e com a mesma extensão de Faria Lima e Berrini juntas.
Um projeto que com certeza será um marco não só para a região Leste, como também para toda a cidade de São Paulo e contará com cinema, teatro e saúde, além de gerar mais de 20mil postos de trabalho.
Leia também:
Instituição A.C.Camargo Câncer Center estará no Eixo Platina