Início 4 fatores que os millennials avaliam ao buscar um apartamento

O sonho de comprar um apartamento próprio não é algo assim tão forte na geração millennials (representada pelas pessoas que nasceram entre os anos de 1980 e 1995). Com necessidades e desejos diferentes da geração anterior, os millennials valorizam outros pontos quando o assunto é a busca por um imóvel.

De acordo com dados divulgados na Cartilha do Investidor da Porte Engenharia e Urbanismo, 80% dos jovens entre 25 e 39 anos preferem alugar imóveis do que comprar. Investir o dinheiro em títulos ou em experiências pessoais têm sido as escolhas mais recorrentes desse público.

Quer saber quais são os fatores que os millennials avaliam ao buscar um apartamento?
Confira na sequência deste artigo 4 pontos apresentados na Cartilha do Investidor da Porte Engenharia e Urbanismo que mostram as preferências dos jovens.

1. Mobilidade

Passar horas ao volante vivenciando o trânsito caótico das grandes metrópoles não é nada atraente para os millennials. Por isso, a mobilidade é um ponto que eles avaliam durante a busca por um apartamento.

Para esse público, ter um carro particular já não é algo tão interessante. Isso porque a facilidade e a praticidade que os aplicativos de mobilidade oferecem estão alinhadas com as necessidades atuais dos jovens. Em São Paulo, por exemplo, 49% dos millennials utilizam quase que diariamente algum dos apps de mobilidade, como Uber, 99Taxi e Cabify.
Diante desse perfil, o apartamento ideal para os millennials tem que ser bem localizado e com fácil acesso para as principais regiões da cidade.

2. Liberdade

Como mencionado no início, muitos jovens adultos preferem investir o seu dinheiro em experiências do que iniciar um longo financiamento imobiliário. Essa escolha tem muito a ver com a busca pela liberdade.

Ao alugar um apartamento, os millennials passam a ter mais flexibilidade, por exemplo, para trocar de imóvel por conta de um emprego novo ou mesmo para buscar uma melhor qualidade de vida em outro bairro.

3. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um fator importante para os jovens que buscam um apartamento

O formato de trabalho dos millennials e seus objetivos e buscas pessoais são fatores que impactam diretamente na escolha de um apartamento. De acordo com a pesquisa Mobilidade Corporativa 2018 realizada pelas empresas Parar e MindMiners, 49% dos brasileiros aceitariam reduzir em até 10% o salário para morar perto do trabalho. Mas, como os millennials estão em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, as companhias que oferecem o formato de trabalho home office acabam despertando ainda mais o interesse desse público. Por conta dessas escolhas e preferências, apartamentos localizados próximos aos grandes centros comerciais e com boas opções de lazer no entorno acabam ganhando destaque.

4. Opções de atividades sociais e de lazer

Vimos que manter a vida pessoal e profissional em equilíbrio é fundamental para os millennials. Algumas pesquisas mostram que o convívio social e as atividades físicas, por exemplo, são pontos importantes para essa geração.

Segundo estudo realizado pela Les Mills Global sobre o Consumidor de Fitness, 45% das pessoas que frequentam academias são da geração millennials. Já o levantamento da Empresa Mintel, aponta que 28% dos jovens preferem beber em casa com os amigos do que sair. Sendo assim, para atrair esse público o empreendimento deve oferecer uma área comum com ferramentas e recursos atraentes, integração com a natureza, espaços para relaxar fora do apartamento, academia, locais para passear e brincar com o pet, jogos, áreas gastronômicas, entre outras comodidades.

Você conferiu no artigo de hoje 4 fatores que os millennials avaliam ao buscar um apartamento. Para continuar por dentro de assuntos relacionados ao mercado imobiliário e investimentos, confira outras matérias sobre o assunto em nosso blog.