Início Conheça 3 cidades inteligentes pelo mundo

As cidades inteligentes, ou smart cities, são exemplos de como a tecnologia, o planejamento urbano e a sustentabilidade podem transformar a maneira como vivemos. Esses espaços urbanos integram avanços tecnológicos com soluções inovadoras para promover bem-estar, desenvolvimento humano e qualidade de vida.

As smart cities utilizam dados e infraestrutura para criar ambientes mais eficientes, seguros e inclusivos, focados nas pessoas. Além disso, são planejadas para serem sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma economia mais consciente.

Hoje, vamos conhecer três cidades inteligentes pelo mundo que estão transformando seus espaços urbanos e servindo de inspiração para projetos inovadores, como o Urman São Paulo.

Berlim: a transformação do Sony Center

Berlim, a capital da Alemanha, é um exemplo de como a história e a modernidade podem coexistir. Embora seja uma cidade histórica, ela não parou no tempo e apresenta projetos visionários, como o Sony Center, localizado na Potsdamer Platz.

Construído em uma área anteriormente dividida pelo Muro de Berlim, o Sony Center é um complexo multifuncional que combina lojas, restaurantes, escritórios sofisticados, residenciais e cinemas de última geração.

Com uma arquitetura funcional projetada para incentivar a circulação e interação de pessoas, o espaço se tornou um marco na revitalização urbana da região, transformando um local antes ignorado em um ponto de convivência e desenvolvimento.

Bruxelas: revitalização e mobilidade para as pessoas

Bruxelas, capital da Bélgica, é um exemplo de como o planejamento urbano pode reinventar uma cidade. Nos anos 2000, o Conselho Europeu de Urbanismo propôs um novo desenho urbano para minimizar a urbanização dispersa e promover empreendimentos de uso misto.

Entre os exemplos mais notáveis da cidade estão:

  • Galerias Royales Saint-Hubert: inauguradas em 1847, foram criadas para revitalizar uma área degradada e hoje recebem milhões de visitantes por ano, sendo referência de design funcional e seguro.
  • St. Catherine Square: a praça passou por transformações urbanas em 2003, priorizando calçadas mais amplas e diminuindo espaços para carros, tornando-se um espaço convidativo e seguro para pedestres.

Masdar: a cidade do futuro em Abu Dhabi

Localizada nos Emirados Árabes Unidos, Masdar é considerada uma das cidades mais sustentáveis do mundo. Projetada em parceria com o governo de Abu Dhabi e empresas privadas, o objetivo de Masdar é ser uma cidade totalmente livre de emissões de carbono e resíduos.

Com infraestrutura de transporte público eficiente e arquitetura projetada para reduzir o consumo de energia, Masdar se destaca como um laboratório vivo para inovações em sustentabilidade e energias renováveis. É um exemplo de como o futuro das cidades pode ser mais consciente e tecnológico.

Inspiração para o Urman São Paulo
Essas cidades inteligentes são referência para o Urman São Paulo, o maior projeto da Porte e último de seis a serem entregues na primeira fase do Eixo Platina. Ele reunirá diversos usos integrados como residenciais, lajes corporativas, offices, o primeiro hotel da bandeira Tru By Hilton de São Paulo, centro de convenções e eventos, torre gastronômica, praça, mall, um complexo de cinemas Cinépolis e o Teatro Opus, que será o maior de São Paulo.

Dessa forma, o Urman oferecerá uma nova forma de viver e trabalhar, com espaços para moradia, negócios, lazer, cultura, entretenimento, hospedagem e gastronomia em um mesmo local.

O conceito do Urman São Paulo é transformar a região com uma arquitetura funcional e sustentável, reduzindo distâncias, promovendo a convivência e melhorando a qualidade de vida das pessoas, assim como Berlim, Bruxelas e Masdar já fazem.