Início Por que investidores tradicionais da Zona Sul estão investindo no Leste de São Paulo? 

Nos últimos anos, tem sido notório o movimento de investidores tradicionalmente baseados na região nobre da Zona Sul de São Paulo em direção a regiões mais populosas, como o Leste da cidade. Esse fenômeno reflete transformações importantes no mercado imobiliário e de investimentos na maior metrópole brasileira. 

Principais razões para esse movimento 

A mudança no perfil dos investimentos possui causas que podem ser observadas através do comportamento da própria cidade e da população. Além disso, se baseiam em dados de estudos feitos em toda a cidade. 

A região Leste é a maior em número de projetos de construção

Segundo uma pesquisa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em 2019, houveram 909 projetos de construções de edifícios em São Paulo. Dentre eles, cerca de 43,6% dos alvarás se concentraram em empreendimentos na zona Leste. Através disso, podemos concluir que a região Leste é a que mais se desenvolve na cidade, tendo bairros como Tatuapé, Mooca, Belém e Carrão como os mais atrativos da região; 

Valorização imobiliária na Região Sul x Região Leste

Após anos de valorização acelerada e excesso de construção de empreendimentos, a região Sul está sofrendo com a saturação e alta competitividade, o que reduz o potencial de retorno dos investimentos nessa região. Por isso, os empreendimentos da Porte, localizados na região Leste de São Paulo, se tornaram uma ótima opção de investimentos, como uma gama completa de usos e diferenciais únicos na região, além de oferecerem localizações privilegiadas e edificações que realmente contribuirão para o desenvolvimento da região; 

Maior disponibilidade de terrenos no Leste

Ao contrário da Zona Sul, com pouca disponibilidade de grandes terrenos, o Leste de São Paulo ainda possui áreas significativas para novos empreendimentos imobiliários. Isso atrai investidores em busca de oportunidades de expansão; 

Infraestrutura em desenvolvimento

Nos últimos anos, o Leste de São Paulo vem recebendo investimentos públicos e privados em infraestrutura, como novas vias, estações de metrô e melhorias urbanas. Tudo isso valoriza a região e a tornando mais atraente para os investidores. A Porte tem contribuído, diariamente, para que a região se desenvolva cada vez mais, aplicando estudos de Ciência Urbana que indicam quais tipos de empreendimentos e usos são necessários para tornar a região mais competitiva e atrativa para investidores e moradores; 

Potencial de valorização futura

Dada a tendência de expansão da mancha urbana da cidade, os investidores preveem um grande potencial de valorização imobiliária no Leste de São Paulo nos próximos anos. 

Platina 220, localizado do Eixo Platina. 

Quais são as consequências, para a região, dessa migração de investimentos? 

A migração dos investimentos traz consequências notórias para a região, não somente em termos de qualidade do produto, mas também com equipamentos urbanos que visem facilitar a rotina de trabalhadores e moradores da região. 

Referência na região, a Porte Engenharia e Urbanismo projeta empreendimentos pensando sempre em trazer melhorias para a cidade. Através da construção de residenciais de alto padrão, prédios corporativos e até mesmo um complexo multiuso, como o Urman São Paulo, geramos mais oportunidades de trabalho e lazer na região. 

Com o Eixo Platina, reduziremos consideravelmente o deslocamento de pessoas para a região Sul da cidade. Dessa forma, trazemos um polo corporativo para a região Leste, que é a mais populosa de São Paulo, com 4,5 milhões de habitantes. 

Além disso, também há uma diversificação das opções de moradia e serviços na região, com studios para pessoas que buscam facilidade e praticidade. Residenciais premium para quem busca conforto e sofisticação. Lojas, entretenimento e serviços para que os moradores da região não precisem se deslocar até o outro lado da cidade para consumir estes produtos. 

Eixo Platina. 

E quais são os impactos socioeconômicos para a região? 

Valorização imobiliária

O aumento dos investimentos e da demanda tende a elevar os preços dos imóveis, tornando-os rentáveis já no ato da compra, elevando o valor de mercado em caso de futura revenda; 

Melhoria na infraestrutura e oferta de serviços

Junto com os novos empreendimentos, há investimentos em infraestrutura, transporte, comércio e serviços. Isso melhora a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores da região, que não precisam se deslocar a longas distâncias para usufruir de serviços; 

Transformações na dinâmica de uso e ocupação do espaço urbano

O perfil socioeconômico da região se modifica, com a chegada de novos moradores e atividades econômicas, alterando a maneira como o espaço urbano é utilizado e ocupado.  

Em suma, a migração de investimentos da região Sul para a Leste da cidade representa uma transformação significativa no mercado imobiliário paulistano. Isso gera impactos tanto no perfil dos empreendimentos quanto na dinâmica socioeconômica da região. É um movimento que deve se intensificar nos próximos anos, à medida que os investidores buscam novas oportunidades de negócios e moradores buscam melhoria na qualidade de vida. 

Onde encontrar os melhores investimentos na região Leste? 

Explore uma oportunidade única de investimento imobiliário! Se você está pensando em adquirir uma propriedade para uso próprio ou aluguel entre os empreendimentos da região Leste, a Porte é a parceira ideal para atingir seus objetivos financeiros. 

Conte com a expertise de quase 40 anos da Porte Engenharia e Urbanismo e entre em contato com nossos consultores especializados! Não deixe passar a oportunidade de fazer parte desse sucesso – invista com a Porte e veja seu patrimônio prosperar!