Início PorteCast #14 Conheça a Porte Conecta, a plataforma especializada em imóveis da Zona Leste de São Paulo

No episódio 14 do PorteCast, recebemos Priscilla Jacovani, fundadora da follow55, e Cauet Villela, integrante do time da Porte Conecta. Falamos sobre como a plataforma está revolucionando a compra e venda de imóveis especiais na região Leste de São Paulo.

Uma iniciativa da Porte Engenharia e Urbanismo, a Porte Conecta é uma rede de corretores e imobiliárias especializadas na região Leste, facilitando transações imobiliárias com eficiência e inovação. 

Desde sua concepção, visa oferecer uma experiência completa 360º aos seus usuários. 

Seja você um corretor procurando expandir seu portfólio ou um comprador em busca de seu lar ideal, a plataforma proporciona uma série de ferramentas e recursos para assegurar que todas as etapas do processo de compra, venda ou locação sejam simples e seguras.

Confira o bate-papo na íntegra:

Porte: O episódio de hoje começa respondendo uma das perguntas mais feitas aqui sobre o Porte Conecta, que é: nós somos uma imobiliária? 

Cauet Vilella: Não, com certeza não. A gente nasceu para ser um hub de imobiliárias, conectar o bairro, conectar imóveis e imobiliárias ao cliente final também, gerar leads para as imobiliárias. Com certeza, não seria imobiliária, e sim um parceiro dela. 

Porte: Pri, como que foi essa construção do site? E como foi colocar “de pé” essa questão da plataforma? 

Priscila Jacovani: A Porte tinha essa necessidade, justamente, de poder concentrar em uma plataforma única, imóveis de revenda, imóveis que clientes gostariam de reinvestir e colocar para locação. Antigamente, não havia um lugar onde esses usuários eles poderiam entrar e visualizar ali qual é a média de preço de um imóvel Porte, média de valor. Então, cada corretor aplicava um valor no mercado. Esses imóveis, eles acabavam sendo disseminados em diversos outros portais, não tinha ali um parâmetro, na verdade, de quanto realmente aquele cliente poderia fazer a revenda de um empreendimento Porte. Então, ficava muito na cabeça do time de dá Porte, o time Comercial, quais eram os empreendimentos que, talvez, eles teriam opções para revenda, em todos os empreendimentos que já tinham sido lançados? Isso estava muito em uma base de conhecimento interno.  Então, a partir do momento que veio a ideia de começar a colocar vida, e em como que a gente poderia conectar uma rede de parceiros imobiliários, clientes que estavam dispostos a revender os seus imóveis, nós criamos a plataforma justamente para resolver essa dor latente que existia em todas as pontas. Hoje, a Porte Conecta funciona como uma solução 360, que acaba dando diversos insumos para esse corretor parceiro trabalhar. Um cliente que deseja colocar um imóvel ali na plataforma Porte Conecta para ser comercializado, ele acaba divulgando o imóvel dele para uma rede de parceiros. São vários corretores trabalhando o imóvel de uma mesma pessoa. Então, a gente tem essa força e a gente consegue também ter um balizador de valores, ou seja, na Porte Conecta, nós não temos imóveis repetidos. A partir do momento que a gente coloca um imóvel na plataforma, você não vai ver o mesmo imóvel sendo anunciado talvez por um outro parceiro, com outro valor. A Porte acaba dando um pouco esse valor médio do empreendimento, para que ele realmente continue numa curva de valorização. 

Cauet Vilella: É também uma segurança, porque na internet, sempre se encontra anúncios com um valor muito menor e outros muito maiores. Alguns, eles usam como iscas para trazer o cliente em um valor que é “sonho”, querendo ou não, e assim capturar o lead, mas prometendo coisas que não vai ter. 

Porte: É uma dor que a gente colhe dia a dia, a dor de alguns proprietários que tem um contato direto com a gente. E aí, quando a gente vai a fundo, a gente percebe que, na realidade, ele não teve uma experiência boa, ou talvez um amigo não tenha tido. A gente quer que, cada vez mais, a gente consiga dar segurança do investimento para o cliente e segurança do próprio profissional que está vendendo, para ele saber que aquele discurso que ele está fazendo, aquilo que ele está dizendo para o outro cliente na mesa, é verídico e vai acontecer.  

Cauet Vilella: A gente faz uma gestão, para não ter vários corretores para o mesmo cliente. E, assim, ele não tem aquela dor de cabeça de ter que ficar lembrando com quem que marcou. É sempre uma pessoa que vai entrar em contato com ele, que vai ser o corretor captador, qualquer tratativa vai passar pelo captador. Então, ele vai mostrar para o cliente dele que ele está trabalhando sim o imóvel dele, falando o que que é a melhor solução para ele e é um negócio que está super funcionando. Por exemplo, quando a gente lançou o Figueira, muitas unidades foram de investidores. E, como tem muitos andares, desde baixos a super altos, médios, tinham essa variação de preços. 

Porte: Você tocou em um assunto legal, por que fica aquela dúvida: como que eu precifico o meu produto pronto? Qual a diferença de preço de um para o outro? 

Cauet Vilella: A gente usou o exemplo de prédios mais novos, mas isso acontece até com os mais antigos da Porte ou da região. A gente sempre tenta balizar isso, mesmo o prédio sendo antigo. Por exemplo, o Taiúva, que é um prédio nosso no Tatuapé, em uma localização incrível, que estava sendo vendido por um preço muito abaixo do que ele realmente vale e do que ele merece. Então, a gente fez um trabalho com todos os moradores para a gente conseguir balizar isso, porque, querendo ou não, foi o investimento deles em outra época. 

Porte: E isso tem muito a ver com a experiência do cliente. Acho que a Pri pode falar um pouco mais para a gente hoje. Você que está no dia a dia, falando sobre experiência de cliente, como você enxerga essa experiência em um total? Qual a importância que você vê como Marketing? Como a inteligência artificial ajuda nisso e faz com que sejam mais eficazes as vendas? 

Priscila Jacovani: Puxando um pouco também para a parte do Porte Conecta. Eu acho que é importante a gente lembrar, aqui, que a partir do momento que um corretor ele captou um imóvel e ele vai disponibilizar na plataforma, a nossa rede do Porte Conecta é responsável por fazer a captação de vídeos, de imagens… Então, a gente está sempre preocupado qual é a percepção que esse móvel precisa passar para os usuários também. Como você bem pontuou, hoje as pessoas começam a jornada delas pesquisando na internet, enfim, procurando ter o máximo de informações possíveis, para que realmente a experiência dela ali seja um pouco mais assertiva. O papel do corretor que vai estar fazendo esse acompanhamento e cuidando dessa intermediação imobiliária, ele vai conseguir se destacar no mercado quando ele tem uma experiência diferente no atendimento, um atendimento exclusivo, personalizado e, além disso, a forma como ele também vai trabalhar todos os materiais gerados desse imóvel. 

Cauet Vilella: O posicionamento nas redes sociais é extremamente importante. Vejo isso pelos leads e corretores que trazem clientes com a gente para alguns imóveis. Você vê que o cara tem um posicionamento bom, soube apresentar, mesmo que virtualmente. Então, é um negócio que é superimportante hoje em dia. Começa nas redes sociais e vem para o presencial. 

Priscila Jacovani: Hoje, o cliente que está buscando uma revenda do empreendimento, com a plataforma do Porte Conecta, ele consegue ter essa experiência 360, onde a Porte vai poder dar toda a assessoria de Marketing para trabalhar no imóvel dele, fazer as captações em formato vídeo, a nossa rede de corretores que estão presentes hoje na plataforma. Esses corretores, hoje, quais são os diferenciais? De que forma eles podem se destacar nos meios digitais? A partir do momento que o usuário começa uma jornada no Digital, como que esse corretor pode se destacar? Primeiro, ele precisa ter basicamente a rede dele sempre atualizada. Então, hoje, o Instagram acaba sendo uma vitrine para esse corretor. Então, quanto mais ele se mostrar presente, isso é um ponto superpositivo. E cuidar de toda a experiência. Então, a partir do momento que você está cuidando da apresentação de um produto, você ter a percepção se você está respondendo todas as dúvidas que qualquer usuário possa ter sobre aquele empreendimento, sobre aquele imóvel, falar um pouco da valorização, sobre o histórico, falar um pouco sobre o que tem próximo ali e trazer também para o cliente um histórico de valorização do metro quadrado. E como que a Porte olha isso? Obviamente, assim como o Cauet bem pontuou, colocando um balizador, ou seja, aquela pessoa que está buscando revender o empreendimento, ele consegue ter um parâmetro, um valor mínimo para ele colocar. E, até mesmo essa pessoa que nem esteja, na verdade, na intenção de venda. Quando ele entende qual é o valor do metro quadrado, quando ele entra no Porte Conecta e consegue entender qual é o valor praticado para aquele imóvel, por que ele não pode colocar aquele imóvel para vender ali? Então, assim, tendo essa plataforma, eu acho que ela acaba ajudando e sanando as diversas dores de diversas pontas, seja do corretor, seja do cliente, seja da assessoria que ambos precisam em todo o processo de compra. Então, olhar um pouco para toda essa jornada, seja ela do corretor, quanto do cliente, para que essa jornada seja 360. Desde uma parte de assessoria de fotos, vídeos, tanto a parte de assessoria Jurídica, assessoria de Marketing, Hoje, você está livrando o cliente e o corretor de dor de cabeça. As pessoas estão buscando por facilidade e, hoje, a gente consegue justamente sanar essas dores comuns de todas as pontas. Então, eu acredito que o Porte Conecta oferece essa experiência para todos os públicos envolvidos em todos esses cenários. 

Cauet Vilella: A gente que citou que começou como 360 para o cliente, mas acaba que vira também até para o corretor, porque ele vai ter toda essa série de fotos, Jurídico (caso ele seja algum autônomo que não tenha o seu próprio advogado ou algo assim). E, também, vira uma máquina para gerar leads. Porque a gente faz nosso trabalho do Marketing Digital nas redes e, se ele captou o imóvel, vai para ele o lead que a gente gerou. 

Porte: Como que funciona, hoje, essa questão de anunciar o imóvel? Quais são os imóveis que a gente enxerga para o Porte Conecta e toda essa solução? 

Cauet Vilella: Sempre me perguntam, até quando eu vou acompanhar visitas e no dia a dia mesmo. Assim, o Conecta surgiu para, majoritariamente, atender os clientes que investiram com a gente. Porém, acabou que fomos abrindo algumas exceções, porque temos muitos clientes querem fazer um upgrade ou um downgrade, ou reinvestir. E, mesmo que não seja um produto nosso, era na região e fazia sentido para o Conecta e também para toda essa “cascata”. Acaba que a gente vai fazendo uma venda aqui, que gera uma outra ali e que vai girando. O mercado fica aquecido dessa forma e, é superimportante para gente e para os nossos parceiros. Então, a gente tem diretrizes, porque a gente entende que tem um público que o Conecta atende. 

Porte: Importante isso, até mesmo quando a gente vai estruturar um site. Acho que isso não só na questão do mercado imobiliário, mas em geral, do mercado comercial. Você tem que saber o nicho que você vai trabalhar, o tipo de produto que você vai trabalhar. Qual a importância do corretor parceiro e das redes sociais dele? Pri, você pode falar um pouco mais sobre isso? 

Priscila Jacovani: Bom, hoje o digital ele é um oceano azul no mercado imobiliário, né? Então, se a gente parar para pensar, quantas pessoas vêm na sua cabeça, de consultores imobiliários, de intermediadores, que fazem um bom conteúdo? Então, você vê que não é um mercado que está completamente saturado. Então, assim, a gente tem um monte de oportunidades para trabalhar, de acordo com cada rede social, para esses profissionais acabarem se destacando. Então, quais são os pontos chaves para o corretor que precisa se destacar? Primeiro de tudo, investir em material de qualidade. Isso, o Porte Conecta já gera para o corretor, ele já facilita. O corretor, às vezes, ele não sabe como que ele pode trabalhar aquele material. Uma vez que esse móvel entrou na nossa plataforma, o time do Porte Conecta já faz vídeos, já faz fotos profissionais e já libera para essa rede de corretores selecionados para trabalharem dentro da plataforma. Então, esse corretor ele já vai ter um material muito de qualidade. Quando ele tem esse material de qualidade, quais são as possibilidades para ele poder trabalhar? Ele pode gravar um vídeo aparecendo, falando um pouco sobre aquele imóvel, quais são as características. Eu acredito que hoje, a partir do momento que a gente não tem nada para fazer, é intuitivo você pegar o celular, você entrar no Instagram, você entrar em uma rede social. Então, as pessoas, hoje, elas passam grande parte do tempo delas online, com a plataforma do celular na mão. Então, de que forma que você pode chamar atenção, baseado no monte de conteúdo que aquelas pessoas já estão vendo? Quando você coloca o seu rosto para aparecer, quando você dá um pouco de humanização para esse conteúdo, esse conteúdo tende a atingir mais pessoas, porque as pessoas vão se interessar para entender o que você está falando. Uma estatística bacana para a gente trazer para essa conversa, é que o Cauet, ele vai em alguns imóveis, ele capta, acaba falando um pouco sobre o imóvel e, o alcance também dessas publicações, ele obviamente vai subindo. Então, eu vejo corretores parceiros do Porte Conecta que se dedicam a humanizar o conteúdo e, com certeza, já é um diferencial extremamente competitivo daqueles que não necessariamente aparecem. Uma fala que muito eu recebo conversando com os corretores, é: “eu não gosto de aparecer, eu tenho dificuldade de aparecer”. Existem recursos que você não necessariamente possa aparecer. Você pode narrar um vídeo, você pode trazer uma direção um pouco criativa, mas assim, hoje, a humanização, a pessoalidade, ela vai contar muito. 

Cauet Vilella: Eu vejo isso pelos próprios reels que a gente faz com os corretores parceiros, apresentando o imóvel que ele captou. É um negócio que, em comparação com que não aparece, só tem os takes de imóveis, é muito diferente., muito mais. A gente consegue ver por vários outros cases no mercado de corretores que sempre aparecem e não viram um “influencer” porque traz um posicionamento de autoridade para o que você está falando quando você aparece. 

Porte: Eu acho que é legal isso, porque cada vez mais eu percebo esses profissionais que tem mais visibilidade que eles, puxam cada vez mais para ele como marca do que ele dar total ênfase para os imóveis que ele está apresentando. Então, a gente tenta humanizar cada vez mais, o Cauet, inclusive, aparece bastante.  

Priscila Jacovani: Uma coisa legal que o Cauet falou e eu acho que é sempre importante a gente trazer aqui também, é a questão da autoridade. A partir do momento que você coloca o seu rosto para aparecer e tudo mais, quando você dá essa informação de uma forma um pouco mais profissional, as pessoas acabam também te olhando como autoridade em determinado assunto. Então, se eu sou um corretor que eu já humanizo o meu perfil, que eu já coloco ali o meu rosto para aparecer, com certeza ele já está ali, já tem alguma orientação de largada. 

Porte: Acho que, ainda mais na microrregião, você tem que colocar o seu rosto, porque se você coloca o logo de uma imobiliária e você só posta os imóveis lá, a gente não sabe quem está por trás. Então, muitas das vezes você vai postar stories mostrando o apartamento, você vai na academia, uma pessoa vai te chamar e falar “vi você apresentando aquele imóvel, muito legal. Vamos lá visitar, eu gostei”. Isso aumenta as chances também de resultado. 

Cauet Vilella: Quem não é visto, não é lembrado. Então, é algo que é total faz sentido. 

Priscila Jacovani: Eu até lembrei de uma coisa que vocês falaram que, uma vez, um parceiro que é Porte Conecta, que é do time de parcerias., ele falou que ele foi fazer a captação de um imóvel em uma região determinada e aconteceu justamente isso. Ele colocou verba para patrocinar o anúncio dele, da apresentação daquele imóvel, daquela coisa que ele tinha trazido e ele foi na academia e aí a pessoa falou “Putz, eu fui impactada pelo seu anúncio”. Então, parando para pensar: se você coloca esse imóvel sem humanizar, aquilo pode ser um imóvel que pode passar batido na rede, ele não vai prestar atenção. Quando você coloca o seu rosto ali para, justamente, dar corpo para aquilo que você está apresentando, as pessoas vão associar mais facilmente. Se você está patrocinando um imóvel, se você está colocando uma verba de mídia para patrocinar, se a pessoa foi impactada por aquele anúncio e te vê na rua, naquele comércio local e tudo mais, com certeza fica muito mais fácil para ela assimilar. 

Porte: Cada vez o pessoal tem mais criatividade ainda, né? Então, acho que isso é um mar azul de oportunidades. Você tem que fugir da zona de conforto, às vezes por não querer mostrar o rosto, não querer humanizar demais. Mas, eu acho que, cada vez mais fica mais importante nessa questão de aparecer. 

Priscila Jacovani: É como eu estava falando: as pessoas, hoje, elas estão sempre com o celular na mão e a todo momento elas entram em uma rede social, em uma espera para se atualizar. Então, assim, se você está sempre presente, com certeza você vai ser sempre lembrado. Vamos supor: eu abri o meu celular aqui, o corretor ele está sempre aparente ali nos meus stories, no meu feed. Quando eu pensar em intermediação imobiliária, ele vai ser a pessoa que vai vir na minha cabeça. Por quê? Porque ele já está construindo ali uma autoridade, ele está sempre se fazendo presente. Então, é uma forma também que, hoje, pode ser que eu não precise, mas, amanhã, se eu preciso comprar, se eu preciso vender um imóvel, quem são os corretores que vão vir na minha cabeça? Com certeza, são aqueles que estão trabalhando melhor o posicionamento digital e estão se fazendo presentes nas redes. E uma outra coisa também que é importante a gente citar aqui: hoje, a gente tem o Instagram, uma das redes mais usadas, mas a gente também tem o TikTok (que as pessoas acham que é um aplicativo de dancinha), e não é. Hoje, o TikTok é muito mais que isso. É comprovado que as marcas estão colhendo muitos resultados do TikTok. E aí vale um pouco de usar a criatividade, como você bem falou. Então, por exemplo, essa pessoa que você está me falando, ela “putz, quem é esse cara?”, entende? Então, isso vai passando e vai viralizando, as pessoas vão indicando. Provavelmente, se você estiver no TikTok, você pode me encaminhar esse vídeo e falar “Putz, que legal!”. Então, quando você traz um pouco de criatividade para cada rede, para cada formato, você também consegue se destacar. Como que você pode utilizar o tempo rápido que as pessoas estão sempre ali? Você está competindo para fazer uma apresentação diferenciada. O digital é muito bom a gente citar também, que são experimentos. Então, hoje, você está experimentando um tipo de conteúdo, amanhã você pode experimentar outro, não é uma coisa engessada. Você vai entender ali o que o público que te segue está querendo – e coletando feedbacks, que também são importantes. Se você é um corretor, se você é uma corretora, coleta um pouco de feedback dos usuários que estão na sua rede e de qual é a percepção que eles têm sobre os imóveis que você está compartilhando. Quem está vendo de fora, com certeza, pode trazer uma outra visão do ponto de vista de usuário. Pesquisando toda uma rede de corretores e corretoras que eu acabo seguindo, é grande a quantidade de leads que essas pessoas têm gerado através das redes sociais. Então, como a gente falou anteriormente, nesse mar azul tem muita oportunidade para ser feito. O importante é a constância, ou seja, não basta fazer uma vez e esquecer da rede social, você tem que bater ali, você tem que estar sempre presente. E assim, hoje, eu estava até vendo um vídeo, uma pesquisa em um evento onde um corretor bem influente no mercado, começou a perguntar para os principais corretores que também são influentes no mercado., quais eram os principais canais de aquisição. E, basicamente, a maioria acabou citando ali o Instagram. Então, tem corretor hoje que o Instagram dele é uma máquina de vendas, por quê? O que ele fez? Ele encontrou uma maneira de apresentar um portfólio em um tempo curto, sendo criativo, direto, objetivo. Cada um vai entendendo qual é o seu diferencial. Então, você como corretor, qual é o diferencial que os clientes gostam em você? Como você pode trazer isso para os meios digitais? Como que você pode trazer esse atendimento que o seu cliente gosta, esses feedbacks que você recebe? Como que você pode começar a trazer esses diferenciais para você? Criar também um diferencial extremamente competitivo no mundo digital, que é um mundo a ser explorado. E, amarrando uma coisa à outra, é que o Porte Conecta disponibiliza material. E, baseado nesse material que a Porte Conecta já disponibiliza (que tem uma qualidade superior ao que a gente encontra de mercado), eu não vejo nada parecido, principalmente na região que a gente atua. Aqui não existe, a gente está anos luz à frente. De que forma que a pessoa pode receber esse material e gerar, aparecer, gerar uma curiosidade sobre um imóvel, pegar esse material e reciclar ele de diversos formatos para diversas redes, seja no digital, que seja no YouTube, no shorts, seja no próprio LinkedIn? De que forma ela pode pegar as características, os principais diferenciais de um imóvel – que ele já é um imóvel seletivo para entrar na plataforma, a gente já tem essa seleção, ou seja, não é qualquer imóvel que entra na plataforma? De que forma ela pode pegar esses atributos e trabalhar a favor dela? De que forma que ela pode apresentar, tirar uma dúvida? Então, eu acho que as possibilidades são muitas. E, os corretores que precisam dessa ajuda, também, uma coisa que eu acho extremamente que ajuda é a inteligência artificial. É um assistente 24/7 do corretor, que ele pode ter para gerar ideias de conteúdo, para fazer posts que alcancem mais pessoas. Antigamente, a gente não tinha tantos recursos, mas assim, hoje, em menos de dez segundos você consegue utilizar uma plataforma, o ChatGPT para te auxiliar, de como você pode criar esses conteúdos. Legendas, criação de roteiro, sugestão de post que aumente o alcance. Então, hoje, a gente tem inteligência artificial que acaba dando uma produtividade absurda para aquele corretor que não necessariamente tem uma agência para trabalhar no imóvel dele. Então, ele usa recursos assim, em um tempo extremamente curto para poder trabalhar os imóveis deles de diversas plataformas. Esse corretor, hoje, eu acho que é uma coisa da gente falar, a gente entende que esse corretor, ele tem que ter uma experiência, ele tem que ter uma presença digital, ele tem que ter um pós-venda maravilhoso. Eu entendo que é muitas atribuições para esse corretor, mas em contrapartida é um oceano azul. Se você começa a fazer uma coisa diferente, com certeza você já vai se destacar mais que 95% dos consultores imobiliários. 

Porte: A gente, hoje, faz diversos eventos, temos várias dinâmicas diferentes, porque o relacionamento é muito importante para a gente. Então, a solução 360 ela faz parte disso. Hoje, o cliente que quiser alugar um produto dele, uma sala comercial, um corporativo, um próprio residencial, tem o GAT (Gestão de Ativos) basicamente igual ao Conecta, para dar esse suporte para o cliente alugar.  

Cauet Vilella: E é bem legal acompanhar essa evolução, essa criação de autoridade do Conecta e do GAT na região. E, nesses três anos de existência, foi um negócio que deslanchou. A gente teve resultados incríveis. Você pode falar até um pouco mais dos números, mas foi algo que os próprios corretores acabam reconhecendo e querendo estar junto. Então, é algo que o que a gente criou no bairro é superimportante, até para, como a gente disse, aquela segurança de mercado, do investimento, mas também para conectar, dar chances, dar oportunidades para vários parceiros, é algo que nesses anos foi aumentando cada vez mais. 

Porte: O Porte Conecta está com mais de 200 imóveis cadastrados, bastante coisa. Inclusive, hoje, a gente bateu aproximadamente 145 milhões de venda no Porta Conecta, um resultado superlegal para a gente em três anos de criação da plataforma. 

Priscila Jacovani: Vocês estavam falando uma coisa que a gente recebe muitas perguntas de corretores, de parceiros, que acabam falando “poxa, como que eu faço para vender Porte?”. Eu acho que a Porte é uma grande escola, também. Essas pessoas, esses parceiros que estão sempre aqui, sempre acompanhando a gente nos eventos, querendo ou não, eles estão sempre em evidência também, né? A Porte olha para esse parceiro também como uma grande extensão. Então, hoje, a partir do momento que você começa a ir aos treinamentos que a Porte oferece, nos eventos, você já tem uma baita aula ali de como que você pode apresentar um imóvel. Então, a Porte, ela acaba sendo uma grande parceira ali, um grande braço direito de todas essas pessoas que querem vender o produto, querem comercializar esse produto que já é um produto extremamente diferenciado que a gente tem no mercado. 

Porte: Eu entendo que o nosso produto, ele é especial, ele é feito de forma especial, pensado a quatro mãos para trazer o melhor possível. Então, quando eu digo dois passos para trás, o que é? Eu sei que é a Porte, ela trabalha com um preço de uma escala diferente da região e eu já antecipo isso em todas as negociações para o cliente. Você (cliente) vai ver que o nosso preço é diferente é um preço especial, assim como o imóvel. Então, primeiro de tudo, para você aprender a vender, porque o conseguir é você entender sobre a região que a gente atua. Tem um porquê muito maior de a gente estudar qual o produto faz sentido para aquele local, qual é o usuário dele. O propósito da Parte, superforte, ele não é só está estampado na parede, ele realmente respira isso aqui. Então, isso é muito importante para a gente vender.  

Priscila Jacovani: É uma transformação. Esses corretores que você cita, querendo ou não, eles acompanharam ao longo dos anos a transformação da região. Então, não é uma coisa que a Porte fala, é uma coisa que está acontecendo na região. Então, a gente compara a região hoje, compara região com uma região do passado, a gente entende aí a transformação, desenvolvimento, a oferta, a demanda. É uma coisa muito prática, visual, inclusive, que você consegue enxergar tudo o que acabou ganhando vida, projetos que ganharam vida. E esses corretores, também, eu acho que vale eles debruçarem, justamente os que não conhecem, querem saber e tem cliente para investimento. Quais são as possibilidades de rentabilidade da região? A gente tem uma região aqui, que a gente começa a olhar um pouco de rentabilidade, um pouco de produto, que eu acho que é extremamente importante a gente citar e trazer também um case de Porte Conecta, né? Porque a gente tem aí o Syrah, que eu acho que ele é um grande case também. E, como que a Porte Conecta ajudou a trabalhar em toda a parte de rentabilidade desse empreendimento. 

Cauet Vilella: Sim, o Syrah é foi um caso muito engraçado. É que a gente, antes mesmo de entregar, a gente já tinha vendido todas as unidades. Acho que no segundo ano, já tinha da Porte. Aí, no terceiro ano, a gente foi lá e revendeu de novo, em forma de cessão de crédito, porque já tinha tido uma valorização. Aí eu posso usar um outro. Tem também o Figueira, teve um cliente que vendeu com a gente um ano depois que entregou e voltou a reinvestir com a gente, porque o Conecta conseguiu trazer o que a gente prometeu: um investimento. A gente prometeu uma coisa. A gente sempre preza pela valorização, tanto que nosso metro quadrado tem um motivo também, tanto por todos esses motivos que vocês citaram, mas a valorização, por exemplo, do Figueira e do Syrah, foi algo incrível, o próprio Helen também. 

Priscila Jacovani: O Helen é um case absurdo aqui na região. Então, assim, em termos de valorização. Mas, eu queria também, que eu acho que é válido você citar, contar, Cauet, um pouco mais da valorização do Syrah. Pessoas que compraram lá atrás, até para morar, acabaram conseguindo revender o produto em um valor extremamente bom. 

Cauet Vilella: Teve muita gente que, no começo, vinha com a ideia de morar. E, depois, a gente conversando, mudaram de ideia, viram que no momento faria muito sentido pelo valor que estava, tudo isso e pelo quanto vender. E foi algo que foi super-rápido. A gente, ano passado, só em dezembro, vendemos quatro. 

Priscila Jacovani: 4 Syrah em dezembro. Perfeito. 

Porte: É cíclico. É cíclico porque é, como você comentou, tem projetos da Porte em que o próprio apartamento é revendida duas, três vezes e todo mundo que foi comprando e revendendo, foi ganhando um pouco de dinheiro. Porque, é aquilo lá, é isso que eu vejo do legal na região. A gente tem muita pista, a gente não é uma região que ela está já com o metro quadrado definido, sabe? Não está tabelada. Não está saturada. 

Priscila Jacovani: E tem diversos potenciais de crescimento aqui. 

Porte: Com certeza. O Syrah é o exemplo perfeito de um produto bem desenvolvido, no lugar certo, na hora certa, inclusive quando a gente já começa a olhar a precificação em um projeto novo como o VOZZ (que vem ao mercado em breve), a gente já tem muito mais lastro para falar do novo preço do metro quadrado, porque a gente já tem produtos da Porte sendo vendidos nesse preço. Então, eu não estou falando de nada extremamente mais alto, algum número que não faz sentido nenhum. Então, o próprio Helen, por exemplo. Ele foi vendido com um preço X. Há um tempo atrás, a gente tinha um imóvel lá vazio, sem nenhum um tipo de mobília. Então, alguém perguntava para gente “Quanto vale um Helen?”. Normalmente, as pessoas falam no valor mais baixo, falam uma média. Hoje, se você for comprar um Helen, você vai ter que pagar entre 10 e 11 milhões e meio. Se a gente faz uma conta de metro quadrado, a gente está falando, hoje, mais de 28, 29, 30 mil reais o metro quadrado sendo vendido no Tatuapé. 

Priscila Jacovani: E quanto de valorização o Helen, né?  

Porte: Eu posso dizer que muitos deles dobraram. A gente diz que a Porte, historicamente, tem uma taxa de valorização entre 45% e 50% de valorização durante obra. Isso é o número que a gente diz de uma forma conservadora, porque existem exceções que agora não são mais exceções, que elas estão acontecendo com volume, mas de clientes que estão tendo 100% dela, porque compraram no momento certo, venderam no momento certo – e o momento certo, muitas das vezes, não é quando entrega o prédio, a gente fala muito isso. E o Porte Conecta ajudou muito o investidor nesse momento de ele falar “olha, eu comprei para investimento e entregou, anuncia”. Calma, porque quando o prédio entrega, ele tem aquele momento de consolidação. Tem pessoas que preferem ou precisam vender mais rápido, elas vendem mais rápido, pegam um pouco de valorização, mas para elas já está legal. E eu sempre digo o seguinte “espera um pouquinho, a entrega, as pessoas vão morar, vão mobiliar o preço vai mudar muito”.  Então, a região, cada vez mais ela está se valorizando. 

Cauet Vilella: Eu tenho um caso. Ontem eu fui ao Syrah (o Syrah entregou no final de outubro e já tem gente morando). Então, legal ver também o quanto a gente facilita a vida dos clientes. 

Porte: Facilita por entregar já com piso, já com automação, com forro de gesso, ar-condicionado. 

Priscila Jacovani: E são diferenciais que, querendo ou não, na hora que você coloca na ponta do lápis, você vai ver que super vale a pena. Super compensa em termos de dor de cabeça, em termos de quais são as tecnologias disponíveis que a Porte já entrega ali, já pensado e coletado feedbacks dos próprios empreendimentos anteriores, né? Então, por exemplo, em um VOZZ, que é um futuro projeto, o que esse projeto está trazendo de diferente? Eu, particularmente, em dez anos que eu estou com a Porte, nunca vi um projeto assim tão especial. 

Porte: Eu não queria nem falar muito, para não dar spoiler. Não vou dar spoiler, inclusive, mas é aquilo que eu te falei: não é porque eu trabalho na Porte, mas para mim vai ser o melhor para São Paulo por diversos motivos. Em breve, vocês vão saber também por que a gente vai lançar. Mas, é aquilo: o que vai mudar? A gente recebe muita comparação com outras regiões, mas, antes de falar alguma coisa, vai lá, conhece e depois aponta um prédio que você acha melhor que esse que a gente vai lançar e a gente conversa. 

Cauet Vilella: Agora contando um pouco sobre a entrega da Porte, eu sempre acompanhei as visitas desses “crus”, que a gente chama. E, isso surpreende os clientes que nunca tiveram contato com a Porte, porque eles entram no apartamento e pensam “nossa, já está com porcelanato, já está com ar-condicionado, alguém começou a morar aqui? Tem certeza de que ninguém nunca morou aqui?”. E eu falo “não, a Porte entregou assim”. O pessoal já vê uma facilidade e começa a pensar “nossa, então é só chegar, colocar a marcenaria, a iluminação e entrar”. Ainda mais quando é o cliente final, essa facilidade ajuda totalmente. 

Porte: Só quem passou por uma obra e sabe o quanto isso é valioso, né? Não é nem do dinheiro, de ter que colocar tudo isso, mas quem passou por uma obra sabe. Eu acho que, apesar de toda a história que a gente tem por trás do desenvolvimento do bairro, acho que o maior diferencial da Porte, hoje, é como você recebe o seu apartamento. 

Priscila Jacovani: E tem uma coisa que eu acho que vale a pena a gente pontuar também, que é uma estatística, é um dado que o termo “Porte Conecta”, ele é cada vez mais buscado no Google. Então, a nossa busca orgânica da Porte está em uma curva de crescimento muito boa. Então, assim, a cada mês que a gente pega um pouco dos dados de Porte Conecta, a gente vê que mais pessoas buscam Porte Conecta no Google. Então, é um termo, uma palavra-chave. Eu acredito também que é muito resultado do bom trabalho que a gente acaba realizando também. Então, quando as pessoas começam a querer saber da plataforma e começam a querer entender mais como funciona e buscam mais no Google a Porte Conecta, é que a gente está construindo uma marca forte, justamente para cumprir um padrão proposto que a gente quer. 

Cauet Vilella: E tem um caso de uma cliente: a gente não tem um foco de cadastrar os imóveis direto, mas, algumas vezes, alguns clientes observaram nosso trabalho nas redes sociais ou até mesmo na internet. A cliente falou assim “como que eu faço para cadastrar com vocês?”. Isso por todo o trabalho, viram as fotos, gostaram de como o imóvel foi tratado, todo o carinho, todo profissionalismo que tivemos e quis cadastrar com a gente, diretamente. A gente não tem esse foco, mas, às vezes, acontece disso pela confiança que a gente está passando no bairro. 

Porte: Hoje, eu acho que os maiores benefícios de o produto estar no Porte Conecta, o proprietário está assegurado pelo Porte Conecta junto com o corretor parceiro, enfim. Primeiro de tudo aquilo, é que a gente falou, da segurança, de só uma pessoa conversar com ela, no caso de só aquele corretor que você escolheu te assessorar, te ligar para fazer uma consulta de uma proposta ou para fazer uma visita, alguma coisa. Eu acho que outra coisa que é superinteressante e ajuda na precificação, isso é o mais importante de tudo. Quando você compra um produto especial, que ele é entregue no bairro e que nunca teve nada igual, logo você precisa de uma ajuda na precificação. Foi esses motivos, inclusive, que a gente criou tanto o Porte Conecta quanto o GAT (Gestão de Ativos). 

Cauet Vilella: Do nosso time externo, tanto quanto o interno, que conhecem os produtos. Porque, como eu disse, já estão sempre com a gente, já tem uma bagagem do bairro. Então, eles vão saber trabalhar muito melhor seu produto, porque eles tem um conhecimento, já venderam outros apartamentos no mesmo condomínio e, também, a visibilidade que a gente dá, porque como a gente disse, a gente pulveriza para o mercado da região. Não é algo que vai ficar só com a gente. A gente pulveriza e ele vai ter a facilidade de não ter várias pessoas ligando, vai ser sempre um contato com ele. E também essa segurança, a gente faz uma verificação de quem que a gente vai levar. Tem todos esses quesitos que trazem tranquilidade na hora dele vender, na hora de anunciar com a gente. 

Porte: Obrigado! 

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