Início Por que Curitiba é considerada uma cidade modelo?

Curitiba é conhecida pelo seu clima frio e pontos turísticos representativos, além de ser um forte exemplo de planejamento urbano, consolidando-a como uma cidade modelo.

Aqui na Porte Engenharia e Urbanismo, a ciência urbana também é uma maneira de investigar e estudar as grandes soluções urbanas ao redor do mundo, por isso, nossa equipe reuniu algumas das principais informações que fazem de Curitiba um exemplo a ser seguido.

A Cidade Modelo

Na década de 1970, quando Jaime Lerner assumiu a prefeitura da cidade, iniciou uma série de realizações emblemáticas que colocaram Curitiba em evidência.

Jaime Lerner – Urbanista, foi Prefeito de Curitiba e Governador do Paraná.

Mobilidade

Um dos principais exemplos positivos da cidade, foi a criação da Rede de Transporte Integrado – BRT. O sistema, reconhecido internacionalmente, foi desenhado para maximizar a eficiência e minimizar o congestionamento, proporcionando mobilidade a todos, independente da sua localização na cidade, por meio de:

  • Linhas expressas e tubos: são linhas com vias exclusivas, separadas do tráfego comum, permitindo que os ônibus mantenham velocidade constante. Os passageiros embarcam em tubos, localizados na rua, onde pagam suas tarifas antes de entrar, agilizando o embarque e o desembarque.
  • Integração: o sistema também permite a integração das linhas de ônibus, sem a necessidade do cidadão pagar por uma nova tarifa.
  • Hierarquia de linhas: consideram-se linhas expressas, diretas e interbairros, que se complementam. Sendo as linhas expressas mais rápidas e com menos paradas, enquanto as demais fazem trajetos locais, atendendo áreas específicas.
  • Planejamento urbano: o transporte coletivo está integrado ao planejamento urbano da cidade, com o desenvolvimento concentrado ao longo das principais linhas de ônibus.
Rede de Transporte Integrado – Curitiba

Caminhabilidade

A Rua 24h, é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade modelo. Foi inaugurada em 1991, funcionando como um centro comercial e gastronômico que nunca fecha, proporcionando um espaço seguro para pedestres e abrigando uma variedade de estabelecimentos.

Já a Rua XV de Novembro foi muito polêmica na época de sua implementação. Com a proposta de tornar a área exclusiva para circulação de pedestres, a princípio, gerou revolta entre comerciantes e automobilistas.

Porém, em direção contrária ao que pensavam, a rua se tornou uma das mais movimentadas de Curitiba, caracterizada pelo petit-pavé, canteiros de flores, edifícios e sobrados centenários de uso misto, integrando diferentes lojas, bares e restaurantes, favorecendo lojistas e comerciantes locais.

Rua XV de Novembro – Curitiba

Parques e Praças

A implementação de novos espaços públicos, também agregaram positivamente para a cidade, considerando ideais de sustentabilidade, gestão urbana, meio ambiente, saúde e bem-estar, mostrando um forte apelo ao cuidado e revitalização de praças e parques.

Não é à toa que Curitiba também é reconhecida por seus grandes parques ecológicos, que além de proporcionar lazer, têm função de amortecimento dos picos de enchentes, como, por exemplo, o Parque Barigui.

Parque Barigui – Curitiba

Considerado um dos maiores e mais frequentados parques de Curitiba, é um dos primeiros parques a ser estabelecido com o propósito de preservação ambiental, abrigando ampla variedade de flora e fauna, incluindo muitas espécies nativas da região.

Agricultura Urbana

O atual prefeito, Rafael Greca, mantém a boa imagem da cidade priorizando programas com enfoque sustentável e social, outro aspecto importante que faz Curitiba também ser reconhecida como uma cidade sustentável.

Fazenda Urbana – Curitiba

O investimento em agricultura urbana procura assegurar alimentação de qualidade a todos, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de rua, idosos, crianças em vulnerabilidade, famílias de baixa renda e pessoas que perderam seus empregos devido à pandemia causada pela Covid-19.

Vale do Pinhão

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o programa criado pela Prefeitura tem como propósito fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, da economia criativa e da tecnologia, para gerir uma cidade cada vez mais inteligente.

Com isso, o Vale do Pinhão conta com diversos programas e ações, incluindo aceleração de startups, realização de eventos e hackathons, promoção da educação empreendedora, entre outros, representando um esforço para posicionar Curitiba também como uma cidade inteligente.

Reconhecimento internacional

A cidade é reconhecida internacionalmente por diversas premiações:

Fonte de Inspiração

Porte Engenharia e Urbanismo acredita que é possível construir espaços urbanos mais humanos, por isso, entender as dinâmicas de uma cidade que já é reconhecida por diversas iniciativas e soluções, comprova nosso propósito: o desenvolvimento humano por meio da transformação urbana.

A Porte lidera o Eixo Platina, uma solução urbana pensada para desenvolver a região Leste, área mais populosa da cidade, com equipamentos urbanos de usos multifuncionais.

Leia também: Cidade de 15 minutos: o conceito que está transformando a realidade da vida urbana.

Ver Galeria