Início Cidade de 15 minutos: o conceito que está transformando a realidade da vida urbana

Já imaginou como seria ter duas horas a mais de tempo livre no seu dia?

Na região Leste, as pessoas gastam em média 3h44 no trânsito. Sendo assim, ao imaginar uma vida com maior disponibilidade de tempo, faz sentido encontrar soluções urbanísticas que reduzam os grandes deslocamentos, promovendo a hiperproximidade de serviços e equipamentos urbanos multifuncionais.

Pensando nisso, Carlos Moreno, professor da Sorbonne, Universidade de Paris, idealizou um conceito essencial para a vida moderna de qualidade — a cidade de 15 minutos.

O que é o conceito cidade de 15 minutos?

Diferente do que se vê em outros eixos urbanos espalhados pela cidade de São paulo, por exemplo, ao invés de criar centralidades focadas em uma única função, a cidade de 15 minutos visa atender as necessidades básicas da população, trazendo para perto das pessoas os empregos, serviços, parques, comércios, cultura e entretenimento. Ou seja, a maior diversidade de usos possíveis, em um raio de até 15 minutos.

Com isso, é possível reduzir a necessidade de grandes deslocamentos, favorecendo a caminhabilidade e meios de transportes sustentáveis, como, por exemplo, as bicicletas, contribuindo também, para uma vida ativa.

Pirâmide ilustrativa sobre o conceito da cidade de 15 minutos.

Cidade de 15 minutos – Ciência Urbana – Porte Engenharia e Urbanismo

E quais são as características de uma cidade de 15 minutos?

Mobilidade

Ao proporcionar diferentes usos aos espaços habitacionais, a proximidade de acesso propicia uma mobilidade facilitada.

“Mobilidade é o quão longe você pode ir em um determinado período de tempo. Acessibilidade é o quanto você pode fazer nesse tempo.” — Daniel Herriges, Strong Towns.

Acesso de qualidade

Se configura na diversidade de serviços interligados em seu próprio bairro, eximindo a necessidade de percorrer longas distâncias para chegar ao destino, resultando uma cidade igualitária e, consequentemente, com soluções urbanas adaptadas aos pedestres.

Hiperproximidade

Remete ao fortalecimento das comunidades, a partir do momento em que cada indivíduo se vê compartilhando os mesmos serviços e realizando as mesmas atividades em um pequeno raio, partindo de suas casas.

Com isso, também há melhoria na qualidade de vida, segurança local e incentivo a adequação de espaços urbanos.

Um conceito reconhecido

Com o conceito Cidade de 15 Minutos, Carlos Moreno recebeu o Prêmio OBEL 202, que homenageia contribuições arquitetônicas excepcionais para o desenvolvimento humano, seja na forma de um edifício, plano diretor, projeto paisagístico, teoria ou exposição.

Carlos Moreno recebendo o Prêmio OBEL 202.

Carlos Moreno recebe o Prêmio OBEL 2021

Será que o conceito já está sendo aplicado ao redor do mundo?

Portland, Melbourne, Paris, Copenhague e até mesmo no Brasil já temos projetos pensados para melhorar a qualidade de vida das pessoas com a hiperproximidade de serviços.
Para se aprofundar mais no tema, baixe aqui gratuitamente o ebook com o estudo completo desenvolvido pelo departamento de Ciência Urbana aqui da Porte.

Banner chamando as pessoas para baixar o ebook com o estudo sobre a cidade de 15 minutos.

Leia também: Por que mudar para uma laje corporativa?