Início Porte realiza a entrega do Platina 220, o mais alto empreendimento de uso misto de São Paulo

A Porte Engenharia e Urbanismo, reconhecida por liderar o desenvolvimento humano por meio da transformação urbana na região Leste de São Paulo, realizará a entrega do empreendimento Platina 220, o prédio mais alto da capital paulista, com 172 metros de altura e 46 andares. O empreendimento é de uso misto, com lojas no térreo, hotel, apartamentos residenciais, salas comerciais e lajes corporativas. O Platina 220 está localizado na Rua Bom Sucesso, 220, no bairro do Tatuapé. O público paulistano terá a oportunidade de visitar o empreendimento. As atrações incluem a visitação de todos os usos do empreendimento, áreas comuns e o topo, além de um telescópio que possibilita aos visitantes tirarem fotos da lua e das estrelas, à noite. Os ingressos para visitação do público estarão disponíveis no site sympla.com

"A entrega desse empreendimento é motivo de muita alegria e satisfação. Vale ressaltar que a intenção nunca foi construir o prédio mais alto da cidade, mas colocar no empreendimento tudo o que achamos que a região precisa. Ele compõe o Eixo Platina, o novo eixo de desenvolvimento socioeconômico e urbano da região Leste, que traz o conceito de aproximar moradia, trabalho, estudo, saúde, cultura e lazer.”, conta Igor Melro, diretor comercial da Porte Engenharia e Urbanismo.

Com apartamentos de 35m² a 70m², salas comerciais de 26m² a 49m², e lajes corporativas de 250m² a 500m², o novo empreendimento terá um hotel com 190 quartos. No térreo terá uma fachada ativa composta por 19 lojas, com o que há de mais moderno nas recomendações urbanísticas. “Temos um projeto paisagístico que concilia o bom gosto da arquitetura com a sustentabilidade obtida por árvores nativas que demandam menos necessidade de manutenção e contribuem com a fauna da região. E uma fachada ventilada, composta por painéis arquitetônicos, proporcionando maior conforto térmico aos usuários, além de economia na manutenção e maior durabilidade.”, complementa Igor.

Os pavimentos do Platina 220 estão divididos da seguinte forma, no primeiro pavimento, ficarão as áreas comuns dos apartamentos residenciais e do hotel da bandeira Intercity. Ambos os usos ocuparão do 2° ao 10° andar. Acima deles ficarão as salas comerciais, que ocuparão do 12º ao 24º andar, e as lajes corporativas, que irão ocupar o espaço entre o 25º andar e o 46º andar. “Entendendo a importância das transformações, estamos cada vez mais envolvidos de forma presente com o planejamento urbano da região Leste. Nossa atuação tem como objetivo aumentar a qualidade de vida por meio de intervenções e planos que ajudem no desenvolvimento da região.”, finaliza Igor.

ARQUITETURA RENOMADA

A arquitetura é da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, e o empreendimento faz parte do Eixo Platina, com uma ampla proposta de urbanização para a região. Para que fosse atingido este potencial construtivo e de entrega para a cidade, foram utilizados todos os instrumentos e benefícios previstos pelo Novo Plano Diretor de São Paulo de 2014, garantindo impacto positivo ao entorno do edifício: uso misto, fachadas ativas, fruição com a rua, dentre outros.

A união desses usos almeja atrair mais empresas para a região e, com isso, outros benefícios, como reduzir os deslocamentos dos moradores para outras regiões da capital. “Pela complexidade e diversidade do programa, nós comparamos sua resolução à montagem de um Tangram”, afirma Jorge Königsberger, um dos autores do projeto e sócio fundador do escritório. 

O resultado é um edifício com volumetria marcante, a começar pelos elementos de fachada ventilada. Para viabilizar a construção em altura e, ao mesmo tempo, garantir conforto térmico interno, durabilidade e perenidade do material envoltório, o sistema construtivo foi desenvolvido em porcelanato.

O QUE É O EIXO PLATINA 

O Eixo Platina traz um ecossistema vivo para o Leste de São Paulo, atraindo grandes empresas – nacionais e multinacionais – para uma rede que as conectará a pequenas e médias empresas, startups, coworkings, prestadores de serviços, centros de varejo, saúde, cultura e entretenimento. Ter esse eixo de desenvolvimento socioeconômico no Tatuapé é empoderar as futuras gerações e jovens talentos da Região Leste, com mais oportunidades para morar, estudar, se divertir, trabalhar e empreender. Antes do Platina 220, a Porte construiu o Geon 652, primeiro empreendimento do Eixo Platina, e o Crona 665, primeiro empreendimento 100% corporativo da região. 

PLATINA 220 EM NÚMEROS

• 172 metros de altura; 
• 48 pavimentos;
• 46 andares abertos;
• 59.233 m² de área construída;
• 6.396 m² de área de terreno;
• 19 lojas no piso térreo;
• 190 quartos de hotel ocupando do 2º ao 10º pavimento;
• 80 apartamentos ocupando do 2º ao 10º pavimento;
• Salas comerciais ocupando do 12º ao 24º pavimento;
• 50 salas corporativas ocupando do 25º ao 46º pavimento;
• Fundação feita sobre 338 tipo hélice contínua;
• Torre: 32.300 mil metros cúbicos de concreto e 3.900 toneladas de aço;
• Bloco central: 112 betoneiras, 873 m³ de concreto e 600 toneladas de aço;



SOBRE A PORTE ENGENHARIA E URBANISMO

Em mais de 35 anos, os 48 empreendimentos entregues pela Porte somam mais de 640.000 m² de área construída no Leste da cidade. A Porte já está desenvolvendo mais 5 novos empreendimentos, além dos 6 empreendimentos que já estão em construção. Dentre todos os produtos temos empreendimentos residenciais premium como o Sainte Claire, que tem unidades de 625 m² privativos e 9 vagas de garagem; residenciais compactos como o Composite des Arts, com unidades de 55 m² privativos e 2 vagas de garagem; comerciais como o Geon 652 e o Bernini, que possuem unidades com metragens de 40 m²; empreendimentos de uso misto como o Platina 220, que traz em sua estrutura hotel, lojas, salas comerciais, lajes corporativas, além de studios; equipamentos de saúde como o Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, com 46.000 m² construídos; equipamentos de varejo como o Power Center Anália Franco, com mais de 49.000 m² , que comporta grandes lojas, como Leroy Merlin, Pão de Açúcar, Decathlon e Clínica Einstein.

Para atender melhor as demandas da região, a Porte criou o Eixo Platina, um polo de desenvolvimento socioeconômico que conta em sua primeira fase com 6 grandes empreendimentos de diferentes usos. Tais como lajes corporativas, salas comerciais, apartamentos residenciais, hotéis, varejo e espaços destinados para entretenimento, educação, saúde e lazer, por exemplo. Somente os projetos já aprovados representam mais de 57 mil metros quadrados de área privativa, além dos outros projetos que estão em fase de desenvolvimento. O Eixo Platina está localizado paralelo à Radial Leste entre as estações Belém, Tatuapé e Carrão do Metrô. 

Informações à imprensa e entrevistas:
TARGET | Estratégia em Comunicação
Gustavo Oliveira | gustavo@targetsp.com.br 
Ronald Nicolau | ronald@targetsp.com.br