Início IA: Como a Inteligência Artificial está integrada à rotina das pessoas?

Quando se fala em Inteligência Artificial, talvez muitas pessoas se lembrem de um filme muito famoso lançado no início dos anos 2000, o que dá a esse assunto uma característica futurística e muito além da nossa realidade.

Acontece que, vinte anos depois, a Inteligência Artificial já está integrada à rotina de diversas pessoas, seja através do seu dia a dia, no trabalho, lazer, medicina e até mesmo nos momentos de consumo.

O que poucas pessoas sabem, é que a Inteligência Artificial surgiu na realidade em 1956 com o termo “TECH” durante uma conferência na Universidade Norte-Americana em New Hamshire. Nesta conferência foi definido o significado de Inteligência Artificial como “ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia com capacidade de realizar atividades no lugar dos seres humanos. São softwares e máquinas desenvolvidos para ter comportamento inteligente, ou seja, seu pensamento se aproxima do pensamento de um ser humano em razão de uma capacidade que faz parte do conceito de inteligência: o aprendizado.

Entretanto, somente nos anos 2000 que a IA começou a decolar e integrar a vida do nosso cotidiano.

Na medicina, por exemplo, exames e diagnósticos sofisticados dependem da IA para serem mais precisos. Tratamentos contra alguns tipos de câncer também se desenvolvem com a ajuda dela. Um bom exemplo recente é com relação à Stratasys, que anunciou mobilização global dos recursos e experiência em impressão 3D da empresa para ajudar no combate à pandemia da Covid-19.

Stratasys Covid-19 Press Kit

No entretenimento, a IA está presente nos algoritmos de serviços de streaming e aplicativos em geral que estão em nosso alcance através dos dispositivos móveis. Casas inteligentes também já são pensadas como forma de serem práticas e integradas: cozinha que se “comunica” com a dispensa, geladeira sem desperdício. Luzes, câmeras e garagem com automação, assistentes de voz, biometria, reconhecimento facial, entre outros.

Com relação à indústria de alimentos, a Inteligência Artificial auxilia, além dos aplicativos de entregas, revolucionando os procedimentos da indústria de alimentos e bebidas.

Nas empresas, a Inteligência Artificial está integrada através e chatbots, aplicações de gestão, assistente pessoal, predições, mecanismos de segurança, vendas e marketing, ensino.

E o que tudo isso nos ajuda?

A coleta e cruzamento desses dados se tornou o recurso mais valioso do mundo, falamos sobre isso no post “A importância da Ciência de Dados no desenvolvimento de cidades inteligentes“, e por isso, apesar da infinidade de benefícios que a Inteligência Artificial nos traz, como o aumento da automação, maior comodidade para o usuário, agilidade nas rotinas, tomadas de decisões mais precisas, redução de custos operacionais, entre outros, a Lei Geral de Proteção de Dados também é uma forma de manter essas informações seguras.

A ideia é que no futuro a tecnologia seja utilizada com cada vez mais transparência e ética. Respeitando isso, a Inteligência Artificial tem campo livre para se desenvolver, revolucionando as formas de consumo e interação com as marcas e todos os relacionamentos humanos.

Leia também:
Studios: por que são uma tendência no Brasil e no mundo?