Antes das nossas rotinas ficarem de cabeça para baixo por conta do novo coronavírus, ir ao cinema era uma prática muito comum para diversas pessoas em regiões metropolitanas.
Entretanto, um estudo recente da área de Ciência Urbana aqui da Porte mostrou que frequentar cinemas, e principalmente teatros, é uma atividade pouco acessada pelos brasileiros, destacando assim a importância de democratizar o lazer no país.
#TEATRO, um legado com mais de 2.400 anos!
Embora o teatro tenha surgido na Grécia Antiga, em que os espetáculos eram situados ao ar livre, atualmente são poucas as pessoas que têm acesso a esse tipo de atividade — 2 em cada 3 brasileiros nunca foram ao teatro.
No Brasil o teatro chegou em 1800 no Rio de Janeiro. Em seus 221 anos de história, 2 a cada 5 distritos de São Paulo não possui teatro.
Hoje os teatros que mais se destacam é o Theatro Municipal de São Paulo e o Teatro Amazonas, conhecido por sua cúpula que veio diretamente de Paris para embelezar o cenário.
#CINEMA, o irmão mais novo.
Já o cinema chegou primeiro em São Paulo no ano de 1907 e se chamava Bijou Theatre.
De lá para cá o cinema se popularizou bastante. O Cine Marabá, por exemplo, é o cinema mais antigo da cidade e ainda está em funcionamento.
No Brasil existem 3,3 mil salas de cinema e 1,2 mil salas de teatro, enquanto que na China existem mais de 40 mil salas, sendo o país com maior número de salas de cinema do mundo.
Quando olhamos especificamente para São Paulo, são mais de 300 salas de cinema e 75 mil assentos, porém, mais da metade dos distritos não possui cinema.
Já com relação aos teatros, são mais 300 salas e 92 mil assentos, sendo que 2 a cada 5 distritos não possui teatro.
Além disso, mais da metade das pessoas afirmam que preferem ir ao cinema, enquanto que duas a cada sete pessoas não frequentam nenhum desses equipamentos urbanos.
#Olhando para o futuro
Pensando que no Brasil e principalmente em São Paulo ainda há muito espaço para aproximar as pessoas e democratizar as opções de lazer, o Eixo Platina trará para a região Leste 12 salas de cinema e o maior teatro da cidade com 4.000 m² e 15 mil assentos, o que é equivalente a 50 aviões lotados.
Essa é uma forma de aproximar a população das atividades de lazer, garantindo melhor qualidade de vida. Hoje o Tatuapé é o distrito da região Leste com maior diversidade de equipamentos de lazer.
Por décadas, grandes teatros foram construídos e se tornaram ícones em suas cidades, como aconteceu com o Teatro all Scala em Milão, por exemplo. Sendo assim, entendemos que mais do que um espaço de encontro, lazer e entretenimento, cinemas e teatros também são um marco para a paisagem urbana.
Quer saber mais? Siga @portengenhariaeurbanismo no Instagram.