Início Corretores de Luxo: atendimento especial para clientes exigentes

Mesmo em um cenário de crise econômica, o segmento de imóveis de alto luxo avança a passos largos. Por esse motivo, o mercado imobiliário vem demandando, mais do que nunca, os chamados corretores premium. São profissionais raros, nem sempre oriundos do segmento de imóveis, mas gente que está preparada para entender a necessidade do cliente como ninguém e fechar transações de milhões de reais. Rendendo, claro, excelentes comissões. 

Ser um corretor premium é lidar com os clientes mais exigentes do mercado e de maior poder aquisitivo. Parece fácil, mas nem sempre. O cliente de um imóvel de alto padrão pode comprar o que ele quiser – se estamos pensando em valores – mas com este poder ele quer sempre algo especial, diferenciado, e o desafio do corretor premium está em mapear a necessidade do comprador e atendê-la com perfeição.

É bom, então, estar preparado para ouvir pedidos no mínimo exóticos, solicitações prosaicas em relação ao espaço do imóvel, a áreas como a garagem – sim, alguns podem colecionar carros ou possuir hobbies curiosos! O fundamental é ouvir para entender o que é luxo para aquele cliente. 

Alguns corretores premium afirmam que um comprador de imóvel deste perfil está preocupado com a localização, com o tamanho, com a segurança, se for um edifício, por exemplo. Ele quer algo com excelente acabamento, pronto para uso e personalizável em termos de decoração. Normalmente, são obcecados por segurança – por razões óbvias, e gostam de tecnologia, de novidade. 

Para lidar com este cliente, um corretor de alto luxo não deve ser um profissional qualquer. É preciso ter bagagem, experiência internacional, curso superior, frequentar bons restaurantes, lugares chiques, estar onde estão os seus clientes. E ainda, ser dono de um bom papo e uma boa capacidade de se colocar no lugar do outro para entender o que ele de fato quer.  

Clientes neste patamar também exigem atendimento prioritário e gostam de se sentir especiais. Um corretor bem preparado sabe disso e dá ao cliente um atendimento vip: acesso especial ao apartamento, entrando, por exemplo, pela garagem com um controle nas mãos, demonstra intimidade com o gerente predial. Ou seja, faz a ocasião ser única para o potencial comprador. E mais, garante uma excelente gestão do atendimento até o fechamento do negócio. Estamos falando de pessoas com pouco tempo disponível. 

E pensar fora da caixa pode fazer toda a diferença na hora do fechamento da venda. Soluções como fretar um helicóptero para levar a família a um lugar especial ou até mesmo preparar um pequeno serviço de bufê no apartamento para uma última visita memorável tem que ser pensadas, assim como outras que surpreendem, encantam e valorizam aquele momento. 

Em todo o mundo, o corretor que se capacitar para atuar neste mercado pode conseguir um bom resultado em termos de carreira. No Brasil não é diferente, há forte demanda por corretores super premium.