Início O Polo Corporativo Tatuapé e os empreendimentos residenciais da Porte são destaque na Revista Forbes Brasil

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Polo Corporativo do Tatuapé, um projeto com mais de 310 mil m² de construção. Objetivo: oferecer oportunidades de emprego qualificado aos jovens da Região Leste – hoje, encontrado apenas em outras áreas da cidade de São Paulo. 

Idealizado pela Porte Engenharia e Urbanismo, é um dos maiores complexos de desenvolvimento humano e econômico da metrópole. Vários edifícios de uso misto, torres corporativas, hotéis, teatro e estrutura para grandes empresas de varejo. Apenas com os projetos já em aprovação, o empreendimento atrairá mais de 20.000 postos de trabalho.

Com experiência na região e no desenvolvimento de produtos que possam atrair recursos econômicos, serviços e tecnologia, a Porte já estruturou e construiu vários edifícios comerciais na área, todos com taxa de ocupação superior a 95%, um índice muito acima da média atual de São Paulo.

A Porte, com forte vocação urbanística, trouxe para o Tatuapé a primeira grande unidade hospitalar fora do eixo centro/sul, viabilizando a construção do Hospital São Luiz Anália Franco, com mais de 42 mil m² de área. Com foco no desenvolvimento da Região Leste há quase 30 anos, a empresa idealizou e construiu mais de 40 edifícios residenciais com projeto e acabamento “premium”.

Com isso, manteve e atraiu para a região inúmeras famílias que prosperaram nas mais diversas localidades. A inexistência de empreendimentos corporativos na Região Leste é interpretada como uma oportunidade única pela Porte. Com tanta experiência e conhecimento urbanístico, oferece aos investidores e ao consumidor final a possibilidade de aproveitar o necessário desenvolvimento da região. E promete não parar por aí. Já está atraindo para o Polo Corporativo estabelecimentos de ensino superior e empreendedores gastronômicos e culturais. Inovação é marca registrada do plano do Polo Corporativo. Será instalado no eixo formado pelas estações Belém, Tatuapé e Carrão do metrô, onde nunca foi sequer projetado algum investimento nessa escala.

As prospecções levam em conta também fatores geográficos, como proximidade do Aeroporto de Cumbica, acesso a vias importantíssimas para o país, como Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias e o complexo Maria Maluf, além da construção da estação Anália Franco, que aproximará o Tatuapé ao tradicional centro financeiro da Av. Paulista. O projeto da Porte auxiliará o crescimento da região mais populosa da maior cidade do país, que, apesar disso, enfrenta a baixa oferta de emprego qualificado e o deslocamento diário de mais de 2 milhões de pessoas para trabalhar e estudar.

“Só este fato já ‘fecha a conta’ dos empreendedores interessados no projeto” afirma Marco Antonio Melro, diretor presidente da Porte.
 “O empreendimento trará um enorme ganho econômico e social para a Região Leste, ajudando a fortalecer a ‘São Paulo do futuro’”.

A empresa credita o sucesso do empreendimento aos números apresentados pela região, como o inventário de salas comerciais, quase totalmente ocupado, e com enorme potencial de cresci- mento. “Afinal,o Tatuapé inteiro ainda tem menos metros de salas comerciais que duas ou três quadras da avenida Luiz Carlos Berrini, no Brooklin”, diz Melro.

Com base em prospecções e análises, a Porte já trabalha para identificar as necessidades dos futuros usuários do Polo. Para isso, desenvolveu parcerias com empresas como Colliers, InterCity e Opus, unindo o expertise de cada uma para fortalecer o projeto.` Com esse modelo de negócio e sua visão moderna, a empresa tem valorizado a região onde seus empreendimentos são instalados.

Atualmente, o metro quadrado de um imóvel Porte é maior do que a maioria à sua volta. Identificar a necessidade, e, portanto, oportunidade de desenvolvimento, é fator gerador de sucesso e valorização.

“Nossos empreendimentos são equipamentos urbanos. Qualidade de vida é premissa para viabilidade de qualquer projeto Porte”, define Melro.

Fonte: Revista Forbes Brasil
Abril de 2015