Como aconteceu? Claro que não foi da noite para o dia, nem seria possível atribuir esta transformação a uma única constatação, ou a uma grande obra, a uma empresa ou a uma pessoa… quer dizer, mais ou menos, porque, aqui, entra uma história que vale a pena ser contada. E quem responde por ela é o empresário Marco Antonio Melro, que pode ser chamado de sonhador, de visionário, etc., etc., e que quando começou a trabalhar construindo sobrados no início da década de 1980, no Tatuapé, com menos de 20 anos de idade, certamente não tinha a menor ideia do seu próprio potencial, sem falar do seu amor pelo bairro onde nasceu, cresceu, e onde acabou por fundar a Porte Engenharia e Urbanismo que, como ele, também nasceu, cresceu e ali se solidificou.
Considerada uma das mais tradicionais empresas de São Paulo e sinônimo de altíssimo padrão em empreendimentos, a Porte é responsável não só pelos espantosos residenciais que hoje enfeitam ruas, praças e avenidas do Tatuapé e do Jardim Anália Franco, como pelas iniciativas voltadas ao comércio, saúde e cultura e, em breve, pelo Polo Corporativo, conglomerado para nenhuma grande cidade do mundo "botar defeito".
Já mapeado por uma empresa internacional – diga-se de passagem, por iniciativa do mesmo empresário -, o fato incontestável é que o Tatuapé – onde o mercado imobiliário e a própria Porte vêm andando na contramão, já que o bairro não para de crescer – tem tudo para se tornar o ícone da região que, por sua vez, também mais vem crescendo e se desenvolvendo, em São Paulo. Enfim, você ainda não foi ao Tatuapé? Então vá!
Uma trajetória fascinante:
Na verdade, são trajetórias que se confundem. Ele, por exemplo, se autodefine como eterno aprendiz e um contumaz "fazedor". É bem assim, com a simplicidade de quem absolutamente sabe o que diz, que Marco Antonio Melro, fundador e presidente corporativo da Porte Engenharia e Urbanismo, fala sobre a evolução da empresa – que ele divide em quatro etapas – e da sua própria, enquanto empresário. Segundo ele, com 20 anos mal completados, e com "alguns sobrados construídos em parceria com um primo", para chamar de seus, se deu conta que algo quase assustador acontecia no bairro: o ano era 1986 e ele percebeu que famílias conhecidas, que tinham "melhorado de vida", saíam do bairro rumo a endereços mais nobres da capital. "A evasão econômica era evidente e eu achei que precisava fazer alguma coisa: residir no bairro, abrindo mão de trocar de endereço. Aliás, foi essa constatação que nos fez seguir em frente, ousando cada vez mais na arquitetura e no tamanho dos empreendimentos", explica.
Mas, apesar do sucesso, o empresário sentia que precisava ir além porque, na sua visão, só a "cara nova", certamente não seria o suficiente para fidelizar o morador. "Foi com essa perspectiva que a Porte partiu para os empreendimentos comerciais, que ao longo dos anos têm sido muitos e bastante utilizados especialmente por lojas diferenciadas e por profissionais liberais de vários segmentos, o que garantiu um significativo desenvolvimento econômico na região e entorno".
No entanto, para Marco Antonio, ainda não estava bom. Mais um insight e, de novo, foi à luta. Estudou o assunto por muito tempo, fez incontáveis consultas a quem de direito e por fim partiu para nova empreitada, desta vez com o objetivo de trazer um hospital para o bairro, o que conseguiu realizar alguns anos depois, com a instalação do Hospital e Maternidade São Luiz – unidade Anália Franco, inaugurado em 2008. "Foi um grande marco para o bairro e para toda a região, que carecia de um hospital de primeira linha, como é este", enfatiza. Segundo ele, recentemente soube que o atendimento no PS chega a somar mil pessoas, em um único dia.
A quarta etapa ainda estava por vir, mas, a essa altura, Melro se deu conta que muito mais que uma construtora, esta tinha se tornado apenas uma ferramenta da Porte, já claramente envolvida numa missão muito mais voltada ao urbanismo, do que propriamente à construção. E nem por isso, o empresário parou. Pelo contrário. Com comércio expressivo e saúde de boa qualidade à disposição dos moradores, tinha chegado o momento de pensar melhorar a estrutura física para atender às expectativas e sonhos das famílias que prosperavam. Foi assim que, com este objetivo, fundei a Porte na década de 80 e, como primeiro empreendimento da empresa desenvolvi um residencial de alto padrão, que confirmou minha visão: foi totalmente comercializado ainda na planta e esse foi o começo da história".
De lá para cá, a Porte não parou mais de empreender – e crescer – construindo ao longo do tempo, edifícios de altíssimo padrão, cada vez mais modernos e arrojados, mudando o horizonte do bairro com arranha-céus de tirar o fôlego, e com vistas que dificilmente são "vistas" de outros pontos da cidade. Mais que isso: com este tipo de empreendimento, a Porte conseguiu reverter a evasão. "Ficou claro que as pessoas com melhor poder aquisitivo estavam gostando da mudança de panorama, optando assim por continuar a na etapa seguinte, com o objetivo, desta feita, a fidelizar a permanência dos jovens, no seu bairro de origem. Segundo ele, estava na hora não só de rever cultura e educação, visando a estancar uma eventual nova evasão, como também explorar todas as possibilidades do Tatuapé e entorno, com o objetivo de abrir oportunidades de trabalho para milhares de pessoas que, assim, não precisariam mais se deslocar para estudar ou trabalhar.
Com o trabalho que a empresa está desenvolvendo com o futuro Polo Corporativo do Tatuapé, irá atrair novos estabelecimentos de ensino, o mundo corporativo, desenvolver a cultura com um teatro para 1400 pessoas, empreendimentos hoteleiros, comércio varejista, com localização devidamente indicada na maquete.
Bem, por enquanto, a companhia – para muitos desconhecida na cidade de São Paulo, mas amplamente conhecida e respeitada no Tatuapé e região – tem feito ainda mais história no bairro e entorno com o Espaço Porte, instalado em um prédio antigo que, revitalizado, se transformou em uma diversificada área de cultura e lazer, e que desde sua inauguração vem oferecendo eventos culturais e corporativos para toda a região.
A empresa, referência no ramo da construção civil
Com 28 anos de atividades, mais de 40 empreendimentos entregues e reconhecida pela seriedade, solidez e respeito ao cliente, a Porte Engenharia e Urbanismo, que vem pontuando sua história com obras que se tornaram verdadeiras referências no Tatuapé e no Jardim Anália Franco, tem contado também com parcerias de peso no mercado, como a Brookfield Incorporações e a Construtora Lindenberg, além de arquitetos renomados renomados internacionalmente, que têm assinado grandes projetos residenciais. Um deles é Joel Abrão, da JJ Abrão, parceiro de longa data que, entre outros, assinou o premiado Sainte Claire, o edifício Emiliano e mais recentemente o Josephine, os dois últimos com quarenta andares, entregues recentemente. Outro ícone da empresa é o residencial Modigliani, que, com sua arquitetura exuberante, destaca-se na paisagem dos Altos do Tatuapé.
Aliás, nos empreendimentos da Porte são utilizadas as mais modernas tecnologias, que visam a minimizar ao máximo o impacto ambiental, tais como o aproveitamento de águas pluviais e a otimização do consumo de energia, alcançando os níveis exigidos para obtenção de certificações internacionais de qualidade ambiental, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Além disso, as relações entre os espaços públicos e privados e as interfaces entre áreas edificadas e as áreas livres são valorizadas ao máximo, visando a enriquecer a experiência de todos que utilizam o edifício e caminham no seu entorno. "Dedicamos ainda especial atenção à localização dos nossos empreendimentos, com o fim de melhorar a vida de todos", diz o empresário, informando que essa iniciativa, juntamente com outros fatore igualmente importantes, proporcionou recentemente a criação da "Identidade Porte", traduzida pelo acabamento impecável em cada unidade; busca por projetos e materiais inovadores e verdadeiramente sustentáveis. "Tudo para gerar qualidade de vida e bem-estar que a Porte faz questão de oferecer", diz ele, adiantando que a empresa tem sido reconhecida com selos, certificados e premiações, inclusive internacionais, como, por exemplo, o International Property Awards.
Uma história de amor com o Tatuapé, um dos bairros mais nobres de São Paulo
Identidade com o presente, responsabilidade com o futuro
É claro que para uma empresa como a Porte Engenharia e Urbanismo, que tem agora novo slogan – Design para a vida urbana – para definir seu foco voltado ao urbanismo, construir o presente não é o bastante. Segundo Melro, é preciso construí-lo com os olhos no futuro e, acima de tudo, com responsabilidades. "Mais do que um grande desafio, esse é o compromisso da Porte, uma empresa também socialmente responsável, que vem cumprindo seu papel nas áreas ambiental, econômica e social".
Em se tratando de Responsabilidade Ambiental, a Porte, desde o projeto, utiliza soluções inovadoras no uso inteligente de recursos não renováveis, como água e energia. Voltada para a preservação do meio ambiente, realiza o gerenciamento de resíduos em suas obras, dando a eles a destinação correta e, na seleção dos materiais, prioriza aqueles com menor impacto ambiental, como a madeira utilizada no acabamento, cuja rastreabilidade é feita pelo Ibama.
Em seus empreendimentos recentes, nas lajes de cobertura, que recebem a incidência direta do sol, são utilizados materiais na cor branca, que está de acordo com a campanha "1 Grau a Menos na Terra", do Green Building Council Brasil.
Quanto à Responsabilidade Econômica, os materiais e sistemas empregados pela Porte, segundo Melro, proporcionam menor manutenção e aumentam a vida útil do imóvel, o que gera economia financeira para os proprietários e a valorização do seu patrimônio. Dentro desse contexto, a empresa destaca a fachada em cerâmica, metais economizadores de água nas áreas comuns do edifício, luminárias automatizadas de alta eficiência, paisagismo com espécies nativas da região – necessitando menor irrigação – e aproveitamento de água da chuva para limpeza das áreas externas, práticas que contribuem com o meio ambiente e determinam uma grande economia ao condomínio.
Por fim, visando à Responsabilidade Social, proporcionar conforto aos seus colaboradores, clientes finais e vizinhos é uma prática de bem-estar que a Porte leva muito a sério, e iniciada desde o começo dos trabalhos, ainda nos canteiros de obras. A empresa desenvolve também importantes campanhas em seus escritórios e canteiros de obras, promovendo a conscientização ambiental, estimulando o bem-estar através da saúde e da segurança, valorizando o homem.
Na empresa e na sociedade, a Porte participa e colabora ainda com várias entidades sociais e apoia o CENHA, entidade filantrópica que atende crianças com deficiências intelectuais e síndromes, divulgando seus trabalhos e eventos.
Depois disso, vale refazer o convite: se você ainda não foi ao Tatuapé, então, vá!
Fonte: Revista Grandes Grupos, Valor Econômico