A Folha de São Paulo organizou uma série de debates sobre questões relevantes para o Brasil com um seminário realizado nos dias 9 e 10 de outubro no Teatro Tucarena sobre mobilidade urbana, em São Paulo.
O evento contou com a participação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que abriu o primeiro dia do seminário, e do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que realizou a abertura do segundo dia.
Especialistas de diversas áreas relacionadas à mobilidade – tais como tecnologia, planejamento e urbanismo – conduziram os debates.
Entre eles estavam o arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, e os arquitetos Marcio Kogan, Regina Meyer e Raquel Rolnik (colunista da Folha).
A dificuldade de locomoção nas grandes cidades tem sido tema recorrente de debate no país e contribuiu para a eclosão das manifestações de junho.
Estudo recente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que o trajeto casa-trabalho nas grandes cidades do país está entre os mais demorados do mundo e, na maioria dos casos, a tendência é de piora.
Em São Paulo, a frota de veículos ganhou, em média, 650 unidades por dia nos últimos cinco anos, atingindo mais de 7,5 milhões de unidades em agosto de 2013.