Início Alto padrão no Tatuapé se destaca pelo uso de tecnologias de automação nos edifícios

Cenário

A experiência de morar bem na zona leste de São Paulo está representada nos vários empreendimentos de alto padrão que a Construtora Porte levou para a região do Tatuapé, incluindo o Jardim Anália Franco. Presente no mercado há quase 30 anos, a empresa é reconhecida pelo acabamento impecável de suas construções, assim como pela aplicação de materiais inovadores e sustentáveis e pelo intenso uso de tecnologias de automação.

Já são nove os empreendimentos da Porte que estão sendo entregues com ar-condicionado. Dentre eles, o edifício Josephine, que é a segunda torre mais alta de São Paulo e o Sainte Claire, que é a maior laje residencial da zona leste da cidade.

Os prédios construídos pela Porte são dotados, em sua maioria, de sistema de automação residencial instalado via controle remoto inteligente; dimerização de luz comandada por controle remoto: janelas tipo veneziana comandadas via controle remoto; ar-condicionado quente e frio sistema VRF; tacão de madeira com procedência de origem: mármore Botticino nas salas de estar e jantar, lavabos e banheiros; acesso biométrico nas portas de entrada; elevadores automáticos com sistema de chamada biométrico; sistema de aspiração por sucção central; tratamento acústico nas lajes. Vidros e tubulações; lareira ecológica portátil; churrasqueira completa e sistema antiembaçante de espelho. São apartamentos residenciais que possuem até 625 metros quadrados.

Desafio

Edifícios da Porte precisavam ter sistema de ar-condicionado seguindo os parâmetros de automação estabelecidos pela empresa, além de consumir pouca energia.

Como a Porte é reconhecida pelo uso intenso de tecnologia em seus empreendimentos, o desafio era levar o mesmo padrão para a aplicação de ar-condicionado nos apartamentos. Desta maneira, a LG buscou atender essa necessidade ao permitir a abertura de protocolos do controle remoto para que o usuário possa controlar o sistema de ar-condicionado de dentro ou de fora do apartamento, além da possibilidade de escolher a temperatura via Internet.

A construtora também queria um produto que tivesse perfil competitivo de consumo de energia para que o conforto do ambiente não pesasse na conta mensal dos moradores. apresentasse baixo nível de ruído e utilizasse pouco espaço físico para as unidades externas, que fosse de rápida instalação, além de ser um sistema de automação de baixo custo.

Atenta às referências da Porte, a LG apresentou o sistema de ar-condicionado VRF (Variable Refrigerant Flow) que foi ao encontro das necessidades da construtora. Restava apenas a instalação do produto para confirmar a expectativa de que a LG tinha a melhor solução para os apartamentos de alto padrão na região do Tatuapé.

Solução

Sistema VRF é uma solução altamente confiável, silenciosa e atende a todos os requisitos de conforto e de alta tecnologia que já se tornaram referências da Porte.

O processo de aquisição do ar-condicionado que faria parte dos empreendimentos considerou uma série de fatores que levaram à escolha do sistema VRF da LG. Justamente por atender a todos os requisitos definidos pela área técnica. A tecnologia utilizada permite controlar a quantidade necessária de refrigerante que atende a carga térmica em cada momento, acompanhando as variações do perfil de ocupação do ambiente.

A vantagem deste processo é que ele leva em conta a operação de compressores, que possuem inversores de frequência. Capazes de funcionar com cargas desde 10% até 200% da capacidade das condensadoras instaladas. O resultado é um baixo consumo de energia, sobretudo quando opera com cargas parciais. Outra vantagem do sistema VRF da LG é o perfil sustentável do produto, que utiliza o refrigerante ecológico R-410A que não afeta a camada de ozônio.

"A LG oferece tecnologia de ponta, coisas que estão no estado da arte, e isso é um grande diferencial na hora de escolher entre os inúmeros produtos disponíveis no mercado", afirma o engenheiro Josenei Spinelli, da área de Novas Tecnologias da Porte. Este fator foi determinante para concretizar a parceria entre a LG e a construtora.

Benefício

Diversidade do line up da tecnologia VRF da LG Electronics, suporte técnico e comercial desde a pré-venda, passando pela entrega da obra e finalizando no pós-ocupação são os principais benefícios.

A vantagem de ter um sistema de ar-condicionado que economiza entre 30% a 40% de energia, quando comparado às soluções encontradas no mercado, foi decisiva para a utilização dos produtos da LG nos empreendimentos da Porte, além do baixo ruído e do conforto de poder controlar a temperatura do ambiente de várias maneiras.

A parceria também permitiu um trabalho bastante personalizado da LG junto à Porte, que aliou eficiência energética, baixo nível de ruído, design moderno e interligação com todo o sistema de automação residencial.

"Em todas as obras fazemos concorrência entre vários fornecedores de ar-condicionado e as soluções e propostas da LG têm sido mais agressivas que as de outras marcas", destaca o engenheiro Josenei Spinelli. A escolha, segundo ele, tem agregado valor aos empreendimentos da Porte e inspirado confiança nos investidores.

"LG oferece tecnologia de ponta, coisas que estão no estado da arte, e isso é um grande diferencial na hora de escolher entre os inúmeros produtos disponíveis no mercado."
Josenei Spinelli

Ver Galeria