Início Altíssimo padrão, projeto exclusivo

Há alguns anos, o estilo neoclássico era marca registrada dos empreendimentos de altíssimo padrão. Agora, a exclusividade é a característica mais forte desse segmento, baseada em projetos de arquitetura reconhecidos e itens de lazer surpreendentes para o grande público, além, é claro, de muito conforto sofisticação para o morador.

A delimitação dos limites do luxo não é exatamente clara. Há tanto apartamentos gigantescos de perfil familiar quanto compactos para o público single nessa mesma categoria. O que unifica esse conjunto de imóveis é a exigência dos consumidores. "Eles têm muita referência de estética, conhecem o que há fora do País e não estão na primeira compra", diz a gerente de atendimento da imobiliária Lopes em São Paulo, Mirela Parpinelli (veja mais sobre esse público ao lado).

O primeiro fator para a escolha dos imóveis é, segundo ela, a localização – e a preferência é por bairros repletos de ótimas opções educação e lazer e outros serviços.

O segundo fator é a busca por projetos diferenciados. "Nos últimos anos, o alto luxo se alargou, então essas pessoas buscam hoje o que ninguém pode ter", diz o diretor – geral da incorporadora Brasilincorp, Flavio Slaviero. A empresa deve lançar em outubro um edifício de 16 unidades, cujo projeto foi assinado pelo arquiteto italiano Marco Casamonti, ganhador do prêmio especializado US Award 2011. O prédio terá um revestimento externo que simulará madeira, varandas com oito metros suspensos e pisos revestidos de grama natural. "Não há nada parecido com ele no Brasil", diz Slaviero.

Empresas famosas e profissionais consagrados no mercado estético também figuram nas das áreas comuns, segundo a diretora de marketing da imobiliária Abyara Brasil Brokers, Paula Alembert. "Nesses condomínios, é sempre importante agregar marcas conhecidas nos espaços de convivência, como na área de fitness. A mobília também pode ser assinada", diz.

Entre os itens de lazer, Paola destaca quadras de tênis e de squash, academias super bem equipadas, piscinas aquecidas (cobertas e descobertas) e áreas curiosas como os golf loungs, que são espaços de simulação do esporte. Esse é, aliás, uma das opções do empreendimento Éclat Alto de Pinheiros, da incorporadora Gafisa, colocado à venda em 2012.

A empresa lança atualmente o Edifício Follow, com apartamentos compactos de um e de dois dormitórios na região do Brooklin e que terá entre seus diferenciais uma piscina com borda infinita no topo, uma sala de ioga e outra de luta. A tecnologia também estará presente nas dependências do empreendimento residencial. O Follow terá, por exemplo, som ambiente nas áreas comuns, TVs nos elevadores, wi-fi para as áreas de convivência no condomínio e dentro das unidades e controle de acesso aos apartamentos por biometria.

A segurança com alta tecnologia é umas das premissas dos edifícios no segmento de luxo, de acordo com o diretor comercial da imobiliária Coelho da Fonseca, Fernando Sita, "Os prédios estão sendo entregues com uma central de inteligência. O espaço é todo blindado."

Informação

Facilidades como essa já estão à disposição dos moradores do Edifício Amadeo Modigliani, da construtora Porte, na região do Tatuapé. O prédio tem sistemas de informação dignos de empreendimentos corporativos de alto padrão.

Possui um complexo de automação para o acompanhamento de sistemas como os de iluminação, ar-condicionado e segurança. E também todo cabeado com fibra ótica, possui antena coletiva para TV digital e deixa disponível para cada uma das 32 unidades um canal de telefones com 16 ramais exclusivos.

Outros empreendimentos, como o novo Cyrela Essenza Moema, mostram muito luxo internamente. O condomínio terá duas torres e apartamentos tipo de 288m², sendo um por andar. As unidades terão sistema de aquecimento de piso, aspirador central e automação.

Ver Galeria