Desde o início do ano passado, alguns hotéis recentemente construídos em países como Estados Unidos, Japão e Alemanha utilizam a tecnologia Acess Point In-Wall (APW) para garantir 100% de cobertura Wi-Fi em suas dependências. Trata-se de uma novidade no mercado, um pequeno aparelho instalado discretamente, sem cabos, alimentação ou perda do ponto conectado.
O Gauss é o primeiro edifício residencial do mundo a disponibilizar este equipamento já instalado e operando em todos os apartamentos e áreas comuns do edifício. "É o que há de mais moderno no mundo. Trata-se de mais uma prova do pioneirismo da Porte, que é a única construtora que realmente entrega seus apartamentos com toda a tecnologia instalada", afirma Carlos Becker, diretor da Voip-Comm.
A palestra de Becker no XI Congresso Habitar foi destinada aos profissionais do setor de automação residencial. Na plateia, detalhes como a tecnologia IP utilizada em todo o edifício, APW, cabeamento CAT 6 e Fibra Ótica de 4 vias, que permitem se manter conectado em toda a área comum do prédio, causaram surpresa em quem não conhecia a Porte. "Seria excelente para o nosso mercado se outras construtoras também tivessem a ousadia de implantar esses sistemas. Mas acho que isso ainda vai demorar um pouco", diz Marcos Quintilla, da XQ Áudio e Vídeo, empresa especializada na instalação de equipamentos de última geração.
Carlos Becker ressaltou a qualidade de outro item presente nos empreendimentos Porte, a tecnologia IP (Internet Protocol). "Permite gerenciar toda a automação das unidades e o funcionamento do edifício. A questão é que ainda existem impeditivos, como a falta de capital humano especializado para gerenciar os sistemas e o desconhecimento das tecnologias disponíveis. A Porte saiu na frente das outras e se tornou uma parceira fundamental para a nossa empresa, pois nos ajuda muito no desenvolvimento de nossos produtos".