Um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade, a Penha mantém em constante luta a preservação de sua história e dos seus monumentos arquitetônicos como as igrejas, as construções do entorno do Lago do Rosário e vários outros.
Temos também um dos maiores parques lineares, o Tiquatira, hoje um grande pulmão da região, junto com o Clube Esportivo da Penha, que além de todo seu contexto histórico representa uma imensa área verde, inclusive com o lago preservado.
As lutas incluem o resgate da importância com pólo comercial e empresarial, que esteve ameaçado pelo crescimento desordenado e aleatório da cidade como um todo, que para atender as demandas de outros bairros, fechou os acessos da Penha pela Radial Leste, deixando o bairro um pouco isolado.
Mas a comunidade tem se empenhado, mostrando sua união e sua capacidade de superação, levando o bairro a se mobilizar para “correr atrás” do tempo perdido em direção ao progresso e a modernidade.
Prova disso são os investimentos que têm sido feitos no bairro, como a inauguração das lojas de grandes redes de magazines, a ampliação dos cursos de nível superior, os empreendimentos imobiliários, residenciais e comerciais, etc.
Nossas lideranças têm se empenhado em buscar as oportunidades de melhorias em todos os sentidos, e quando é o caso, lutar pela readequação de projetos que no entendimento de nossa comunidade podem não ser benéficos da forma que são propostos pelo poder público.
As possíveis novas estações do metrô, de trem e até o projeto do corredor de ônibus merecem uma discussão coletiva, com a participação de toda a sociedade para que sejam uma melhoria real.
A presença dos investidores, como a Porte, que acreditando no potencial da Penha, está em fase final de construção do Lister Tower, um imponente condomínio empresarial, localizado na Rua General Sócrates, que deverá mudar significativamente o conceito de ambiente de trabalho em nosso bairro, reforça a tese se que a Penha está a passos largos no caminho da evolução.
Com os mais modernos conceitos de ocupação de espaços, de ergonomia e de conforto, o condomínio representa um novo patamar na qualidade de vida e de trabalho para nossa gente, que poderá atuar e ser atendido em um escritório/ consultório bem planejado, bem localizado e com uma boa infra-estrutura de serviços.
Os novos empreendimentos, como esse, representam bem mais do que ótimas oportunidades de investimento, com garantia de valorização, são instrumentos de desenvolvimento, de melhoria como um todo do bairro, trazendo o progresso e com ele, novos moradores, novas empresas, novos investidores, novos empreendimentos e assim sucessivamente.
A Penha está em movimento, pela preservação histórica e pela construção da modernidade, que irão conviver harmonicamente.